DIÁRIO DE UMA PANDEMIA (Dia 21; Dia 22; Dia 23)

Dia 21

03 de agosto de 2026

Não fui ajudar os médicos chineses.

E tenho vários motivos para recusar o convite do meu amigo.

Tem muita gente no mundo e, por isso, se alguns milhares morrerem por causa desse vírus, todos poderão ver nisso a natureza se autorregulando. Além disso, eu sei que os melhores pesquisadores estão lá. Melhores até dos que os fanfarrões americanos.

A diferença entre os ocidentais e os chineses é que eles não fazem questão de se evidenciar como grandes isto ou aquilo; o contrário dos pesquisadores do mundo ocidental que só fazem algo em nome do lucro, da glória e do nome imortalizado nas páginas das revistas científicas.

Meus amigos são capazes e saberão resolver o problema sem minha presença.

E, por outro lado, se eu for ajudá-los perderia a graça ter usado o presidente para levar ate lá meu produto!!!

Dia 22

10 de agosto de 2026

A Organização Mundial da Saúde vem demonstrando preocupação com a difusão do “vírus chinês”.

Para dar sensação de poder e segurança dizem que já sabem sua origem e como se alastrou… Mas ainda não sabem como controlá-lo.

Ironia do progresso e da limitação da ciência.

Ninguém sabe como combater esse viruzinho de nada. Um ser quase insignificante… Um ser para o qual falta algo pra ser um ser vivo completo!

Agora pensa bem: os seres humanos se consideram o topo da vida no planeta terra. Pintam e bordam; fazem e desfazem; agridem o planeta e se agridem mutuamente; acham que podem tudo… mas não estão podendo dar conta de um ser microscópico.

É bem igualzinho aquele filme, “Guerra dos Mundos”.

Aquele em que os alienígenas estão transformando os seres humanos em adubo para seu planeta e nenhuma das armas das grandes potências puderam vencer os seres espaciais. Mas os grandes conquistadores foram derrotados e mortos pelos “menores seres do nosso planeta”, como diz a voz in off, no final do filme.

Espero que algum dia alguém entenda o que estou dizendo.

E, se sobrar tempo, que a humanidade aprenda a lição!!!!!

Dia 23

11 de julho de 2026

Mas sei lá. Não sei se vale a pena preservar o ser humano.

E se é para preservá-lo temos que fazer uma faxina na casa.

Repensar os valores; repensar os comportamentos; repensar as relações sociais e econômicas. E, principalmente, repensar o sentido de ser humano.

Alguns falam em repensar o mundo e observar os valores cristãos, mas já se vão dois mil anos de cristianismo e parece que estamos regredindo…

Talvez tenhamos que repensar em outros valores…

Talvez repensar o mundo com valores anarquistas….

Talvez repensar o mundo como na proposta “alternativa” do manifesto de Raul Seixas, em “A Lei”:

“Todo homem tem direito de pensar o que quiser

Todo homem tem direito de amar a quem quiser

Todo homem tem direito de viver como quiser

Todo homem tem direito de morrer quando quiser

Direito de viver, viajar sem passaporte

Direito de pensar de dizer e de escrever

Direito de viver pela sua própria lei

Direito de pensar de dizer e de escrever

Direito de amar, como e com quem ele quiser

…...”

Na verdade, se é pra ser preservado, e é a natureza quem vai decidir isso, o ser humano precisa ser reinventado, recriado, redesenhado, reconfigurado.

Precisa se refazer com outros critérios, pois os atuais o estão matando.

E matando o mundo!!!!

Está corretíssima a Pitty, cantando o “Admirável chip novo”:

“Pane no sistema, alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robot

Eu não sabia, eu não tinha percebido

Eu sempre achei que era vivo”.

E, como ela canta, é necessário “Reinstalar o sistema”, pois agora aquilo que deveria ser um ser humano só sabe dizer e fazer: “Sim senhor, não senhor!” para os interesses de quem não se interessa pelo ser humano.

O lucro é o deus deste mundo humano...

Se é para repensar… em vez de pensar no lucro, deveríamos pensar nas “futuras gerações”, como o fazem algumas sociedades!