Eles eram sensacionais!

Meus irmãos, seus falecimentos e vida também:

Naqueles tempos e mais tempos passados, eu com 12 anos, observava minha irmã Guilhermina, ela definhava, com 14 anos contraiu a doença crupe, seu sofrimento era intenso, hospitalizada, tratamento intensivo, antibióticos, excessivos, seu corpo fragilizado não aguentou, veio a morte iminente. Partiu minha irmã, a jovem mesmo adolescente contadora de histórias às crianças da redondeza que absortos assistiam ela ministrar aulas de catecismo.

Passado uns longos tempos, outro meu irmão Afonso, esse um dos mais velhos. De acordo como todos seres normais, ele casou, veio os filhos, um dia estava de vento em popa trabalhando, recebe a notícia de que um de seus filhos havia se enforcado no berço. Daí em diante com suas próprias palavras sua cabeça transtornou. Conseguiu aposentar, mas complexado quando saía não olhava nem pros lados, voltava logo para casa, seu lugar preferido. Com o falecimento de sua esposa, teve que cuidar de sua filha excepcional, (mesmo em fase adulta, com mente de criança) um dia eu arrisquei, com medo de não ser bem recebido fui visita-lo em sua casa, com certeza senti dele uma alegria intensa com a minha presença, pude perceber nele o dom nato de escrever poesias, todas escritas num caderno com suas próprias mãos. Consegui digitá-las todas no meu computador e até encadernar um exemplar. Senti sua sinceridade quando declarou:

--- você conseguindo isso já me senti realizado!

Veio a morte iminente e Afonso parte com seus 69 anos.

Continuando:

O outro meu irmão Francisco, um dos mais velhos também, sempre vi muita inteligência e criatividade notáveis nele, por ter sido muito levado, foi o que apanhou mais de minha mãe, rsss... pra piorar muito a coisa, Francisco um dia estava na igreja católica confessando, talvez por ser o padre muito enérgico e radical passou um verdadeiro sermão no meu irmão Francisco, no confessionário dentro da igreja, com suas próprias palavras saiu vermelho de vergonha, parecia que todos olhavam para ele. Dali em diante abandonou a igreja católica, pra descontentamento de minha mãe que por ter sido catequista por mais de 60 anos, era católica até no fundo d’água. Depois esse meu irmão já bastante adulto, tentou entrar numa igreja evangélica, mas por algumas de suas ideias não deu certo também, preferiu sair e fazer suas pregações por conta própria, como disse sua inteligência era incrível e seus dons nas palavras, incluindo na música que foi um autodidata.

Novamente a morte implacável, Francisco parte com 69 anos também.

Outro irmão, Fabiano, dos mais velhos também, já passava dos 77 anos, exímio conhecedor de tudo que se referia em construções de casas, seu dom estupendo também em parlamentar, discutia, aconselhava, grande conhecedor dos sofrimentos humanos, foi um dos meus incentivadores nos escritos, dos dois livros meus ele foi um dos meus importantes críticos. Numas de suas declarações:

--- pode continuar meu irmão gostei imensamente.

Novamente veio a morte, Fabiano parte também.

Agora sobre o Everildo, meu irmão, este já era mais novo do que eu uns 4 anos, minha admiração por ele também era muita, Everildo, o gênio também no setor de construções de casas, entendia de tudo, carpintaria, pedreiro, eletricista e ainda por cima um exímio professor para quem quisesse aprender tocar violão. Me ajudou muito esse meu irmão na construção de minha casa. Ele numa certa ocasião orientou um engenheiro sobre um problema numa construção, (quer dizer ele disse exatamente isso) pelo sim ou pelo não, procurei acreditar, apesar de saber que ele era muito brincalhão, o homem num velório fazia rir até mesmo o mais desconsolado dono do defunto.

Então novamente a morte iminente: Everildo faz aquela viajem sem volta.

E ASSIM SÃO AS HISTÓRIAS DOS MEUS IRMÃOS, TIVE A AUDÁCIA DE CONTAR TUDO ISSO PORQUE ELES JÁ NÃO FAZEM PARTE DESSE MUNDO.

MAS AINDA EXISTEM NA MINHA FAMÍLIA MAIS 8 IRMÃOS VIVOS, CONTANDO COMIGO, É CLARO!