FOLHINHA DO SAGRADO CORAÇÃO

 

 

Quando viemos morar em Curitiba, em 1969, mamãe descobriu a loja das Edições Paulinas na rua Voluntários da Pátria e todo ano adquiria o calendário chamado Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Este tinha sempre seu espaço reservado na parede da cozinha.

 

O calendário mostra uma imagem colorida do Sagrado Coração de Jesus, em papelão, tendo na parte inferior, presa por um dispositivo de metal a folhinha propriamente dita, que constava de pequenas folhas destacáveis, uma para cada dia do ano em curso.

 

Esta folhinha que sacávamos todo dia, tinha na parte da frente a data em números grandes e bem visíveis, o mês, o ano, o santo do dia e as fases da lua. No verso trazia receita de bolo, orientações agrícolas, orações, piadas, palavras cruzadas e outras informações gerais. Era muito disputada, todos gostávamos de ler o seu conteúdo e mamãe guardava as que eram de seu interesse, como as épocas de plantio de vegetais para sua horta e seu jardim, receitas, orações e dicas para tirar manchas de roupas ou como fazer sabão caseiro. Papai gostava das piadas, que lia em voz alta e ria deliciado, e das palavras cruzadas que preenchia com facilidade pela experiência adquirida depois de tanto treino. Meus irmãos e eu também tínhamos nossas preferências.

 

Depois de alguns anos, encontrávamos folhinhas guardadas dentro de armários e gavetas. Essas singelas leituras diárias podem não parecer, mas foram fontes de muitos de nossos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, nos deram prazer e tiveram importância em nossas vidas.

 

Não sei sei esses calendários ainda são impressos. Em tempos de celular e Internet ficaram obsoletos. Sinto uma saudade grande daqueles anos em que a informação não era instantânea e valorizávamos essas pequenas descobertas. Parecia até que o tempo não passava tão ágil como hoje, em que as notícias se sucedem tão rapidamente que nem temos tempo para processá-las.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 16/06/2022
Reeditado em 16/06/2022
Código do texto: T7539148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.