UM TEMA QUE DEVE SER TRATADO SEMPRE.

UM TEMA QUE DEVE SER TRATADO SEMPRE.

Em se tratando de determinados filmes, livros eles são eternos. Um dos filmes que não me canso de assistir é Ao Mestre com Carinho com o inesquecível Sidney Poitier.

Uma das cenas que me emociona muito é quando a mãe de um dos alunos morre. O professor chega em sala de aula e os alunos estão arrecadando dinheiro para comprarem

Coroa e flores. Ele pergunta qual é o objetivo daquela arrecadação, e um dos discentes responde: é para mandar coroa e flores para a mãe do colega. E o mestre pergunta: mandar? Vocês não vão levar? O lider dos alunos responde. "Não acha que as meninas vão se expor demais?" O professor, "ora, mas por quê " ? E e todos entreolham-se.

Uma das alunas responde. 'E o que o pessoal vai falar senhor? O que a família vai dizer; caso nos vejam indo a casa de uma pessoa de cor? Não temos nada contra o senhor; mas se nós fossemos nem pode imaginar as coisas que vão dizer. "

O ator brilhantemente revela uma emoção que me emocionei. Sua expressão através do personagem descarrega um sentimento por estar na pele de negro que sofre toda rejeição do racismo da sociedade da época. Foi por demais tocante. Depois desse instante de desconsolo. O professor pergunta. "Isso se aplica aos homens também?" E o líder dos discentes responde. "Pode saber que sim".

Como se pode perceber o racismo era Não era llocalizado em país; no caso nos EUA, embora na terra do Tio Sam fosse mais radical. Como sabemos o filme em questão tem sua origem na Inglaterra.

Muitos filmes trataram desse tema. Recentemente estava assistindo o filme 'Jogo Sujo' da década de 70, e uma frase muito forte da película que resolvi transcrever. "Você é traficante e negro. A sociedade não tolera isso". Uma frase do personagem policial interpretado por Charles Bronson.

No Brasil após a experiência da escravidão a sociedade disfarçava seu racismo. Mas com esse governo atual os racistas resolveram sair do armário estão se sentindo a vontade.

O racismo é uma chaga que está aberta, foi amenizado para o que era antes.

inclemente
Enviado por inclemente em 16/06/2022
Código do texto: T7538914
Classificação de conteúdo: seguro