FRUSTRAÇÃO
Francisco de Paula Melo Aguiar
É fato a existência do paradoxo existencial do céu e do inferno, do santo e do profano, de Deus e do Diabo, do bem e do mal, do branco e do preto, do feio e do bonito, do rico e do pobre, do gordo e do magro, da situação e da oposição, do homem e da mulher, do letrado e do iletrado, do alto e do baixo, da esquerda e da direita, da felicidade e da frustração, enquanto sentimentos presentes na vida humana desde o início da criação da humanidade.
Assim, não é por acaso, por exemplo, que uma criança pequena até os dois ou três anos de idade, ao se sentir frustrada, fica irritada, mal humorada ao estranhar algo ou pessoa desconhecida, vindo in loco chorar, denunciando o desconforto, a infelicidade...
Mesmo assim, a natureza do mundo não é alterada diante do choro objetivo e ou da objetividade de uma criança que percebe o estranho.
A Psicanálise entende que a frustração é compreendida como sendo o estado em que um indivíduo quando obstaculado ou impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional.
A felicidade e a frustração, são deste modo, sentimentos percebidos naturalmente por uma criança contrariada pelos erros de projetos alheios, porém , uma vez recuperada voltará a sua zona de conforto ou bem-estar com tranquilidade e passará a desfrutar a felicidade em oposição aos adultos do seu entorno que jogam com a imaginação implantada em geral e permanecem frustrados diante da vontade cativa das coisas e projetos errados... Trilhas de corrupções desconhecidas.
A inflação é o ferrugem da cesta básica mínima nacional criada pelo poder político econômico e administrativo, para distribuir bondades e vender a ideia manipuladora eleitoreira de resistência à tentação de criar e ou inventar crises e planos benevolentes em períodos de campanhas políticas para uma vez passadas as eleições, seja eleito "deus" ou o "diabo", a conta (receita X despesa) fica para a população pagar sem o menor fundamento.
Fraude eleitoral é frustração.
Quem for vivo verá e pagará a conta.