CABELOS BRANCOS AO VENTO - SOCIEDADE IMPEDE MULHER DE ENVELHECER

Cabelos Brancos ao Vento - Sociedade Impede Mulher de Envelhecer

(Vento Lusitano)

Há alguns dias, no instagram, acabei por ver uma publicação e uma postagem feita em comentário, observei uma resposta que me chamou a atenção. Uma senhora conhecida por sua personalidade como mulher e como profissional, publicou um vídeo de seus cabelos brancos ao vento. Decorrente disso um homem comentou fazendo um estardalhaço, um barulho grande, dizendo mais ou menos assim: “Que coisa mais bizarra, Mulher podendo evitar, optar por ficar com cara de velha. Deus me livre .....”.

Referida senhora em resposta ao referido comentário, com muita inteligência e altivez respondeu: “Vejo um TANTO TRISTE que a sociedade nos impede de envelhecer. Que destino cruel que temos, nós mulheres! Cabelo grisalho para mim não significa apenas lançamento de tinta, nem uma cor bonita (aliás, é mais linda do que qualquer cor!). Eu nem gosto que me digam isso “pareça mais jovem” assim. EU TENHO O DIREITO DE SER VELHA. Posso ter uma vida amorosa depois de velha. Eu pratico esportes. Ainda me tatuo, sendo velho aprendo sendo velho. Eu ensino ser velho. Minha vida é linda. Ontem acordei com meu noivo, fomos correndo com a natureza, fizemos uma trilha e Deus estava conosco. O Divino sopra em meus ouvidos, através do contado de um pássaro, no latido de um cão, no vento que balança a orelha de um elefante, na folha que rasga o chão com seu chiado. O divino sopra no cabelo jovem da minha filha. Toda a mulher tem o direito de ser VELHA. Quero que a minha filha envelheça sem julgamento. Não agüentamos mais tentar ser jovens para que um macho não nos troque por dois (no meu caso três) de vinte. Não quero produtos franzidos para a velhice. Quero me vestir como entro na telha, cabelo branco não é modismo, é a atitude que precisamos de ter para gritar ao mundo que deixa de encher nossas paciências com exigências que não posso nem vou cumprir.”

Confesso! Não conheço pessoalmente essa mulher, no entanto, como homem lhe aplaudo em pé por sua postura. Certamente a pessoa que fez o infeliz comentário não tem conhecimento de que, inclusive, caracteriza injúria qualificada a ofensa com palavras que desvalorizam a vítima em decorrência de sua condição de pessoa idosa e afetam sua honra subjetiva. A verdade é que o envelhecimento é natural e só não envelhece quem faleceu antes. Ocorre, porém, que muitos não estão preparados para essa etapa da vida, pois tratar desse assunto ainda é considerado um tabu, pois a sociedade brasileira ainda não compreendeu a importância dos idosos.

Por oportuno, esse final de semana estará frio e o amor está no ar, comemora-se o “dia do namorado”. Não importa há quanto tempo você namora, se faz poucos dias ou várias décadas, se tem ou não filhos, netos ou bisnetos, o que importa é que você não se esqueça de aquecer seu namorado (a) com palavras de carinho, afeto, afeição e simpatia, principalmente se essa pessoa tem “Cabelos Brancos ao Vento.”

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 10/06/2022
Código do texto: T7534966
Classificação de conteúdo: seguro