Gerações a passar

Infelizmente muitas gerações vão passar até que o nosso país possa se unir verdadeiramente como uma nação. O povo continuará por muito tempo dentro dessa realidade de desalentos, vivendo de notícias e gritos da maioria dos políticos culpando uns aos outros. Não temos saída, e a realidade para os espertalhões do quanto “pior, melhor”, ainda vai prevalecer por tempos.

O que fazemos de esforço para ajuda social em nossos bairros e cidades mesmo à custa de nossos poucos recursos individuais, nada mais é que um grito desesperado de que podemos mudar, mas em um futuro ainda extremamente distante; é uma semente que está num solo seco, pedregoso, sem nenhum substrato orgânico, contando que um dia, alguma chuva miraculosa possa finalmente descer de um céu limpo e generoso. Isso por mais resiliência que possamos ter não é produtivo, e para a realidade que passamos é apenas a tal da esperança que transferimos ou preferimos que venha dos céus, ao invés da nossa capacidade de nos unir e em conjunto e com respeito buscar soluções para o país.

Mas como tudo no universo se transforma, vamos olhar com uma réstia de otimismo, que algumas muitas dezenas de anos não são nada perto da imensidão significativa do que chamamos mundo; e quem sabe aqueles que nos sucederão, possam viver em uma sociedade realmente evoluída social e ambientalmente justa. Mas, por ora, vamos ter que fazer o que pudermos de melhor ao alcance de cada um, para que o todo seja um pouco menos “pior” do que temos no momento, que a dor seja ao menos suportável, que a fome seja menos intensa, que o nosso emocional possa suportar o riso de escárnio daqueles que se acham poderosos e desdenham do que realmente esse povo passa no dia a dia, achando que ainda em muitos casos esse povo maioria que sustenta uma minoria, tem o suficiente do mínimo para sobreviver.