Revestimento de Pastilhas e Mosaicos MODERNISMO

Revestimento de Pastilhas e Mosaicos - Se distanciando do Barroco, a arte já havia apresentado a estética da Art Nouveau, Art Decó e desenvolvendo o campo para o Modernismo e a valorização da cultura nacional.

São Paulo apresentava o projeto da Companhia Pan-americana – COPAN – como modelo modernista e seu revestimento em pastilhas. A influência logo se faria notar em Barbacena, quer no revestimento do Moderno Ginásio e Colégio Estadual, quer em painéis externos. Lembro-me do que havia na residência do arquiteto do Bairro do Campo. Há também o painel em uma das ladeiras que parte da Rua presidente Kenedy que mostra um grupo de mineradores com suas bateias. Como se chama esta rua? Você conhece algum outro, painel ou edifício revestido em pastilha? Além dos mineradores, que trabalhadora é esta que mostra a valorização da mão de obra feminina no painel?

Visite a página POETAR no FACEBOOK ou o Instagram Laocoonte

Leonardo Lisbôa

#POETAR

#Educação

#Arquitetura

#Mantiqueira

#CampodasVertentes

#EnsinoPúblico

#Crônica

#Poesia

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 10/06/2022
Reeditado em 10/06/2022
Código do texto: T7534694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.