NUNCA SERÃO SÓ LEMBRANÇAS

Sou filho de sobrevivente do Holocausto.

Meu pai teve os pais e irmão assassinados em Campo de Concentração polonês, onde também ficou preso. Cresci amargando esse enredo familiar que sempre gerou indignação em mim.

Ontem presenciei uma cena recorrente no país: rapaz negro sendo abordado por policiais.

Ele vinha caminhando calmamente, de tênis, bermuda e boné, em plena manhã ensolarada numa rua movimentada quando a viatura parou ao seu lado. Dela desceram 2 policiais de arma em punho "pedindo" aos berros que parasse e colocasse as mãos na cabeça. A operação dos PMs durou poucos minutos e depois de checado o histórico do rapaz, o mesmo foi liberado e os policiais seguiram no seu caminho.

OS 6 milhões de judeus mortos na 2a. Guerra ensejam uma mancha na história da humanidade que nunca será esquecida. Mas, até 2a. ordem, serão só tristes lembranças que guardaremos num local especial do coração.

Já a mancha da história da humanidade causada pela escravidão ainda conserva suas labaredas bem vivas e ativas, não só propiciando cenas como a de ontem quanto cerceando pessoas negras na sua inclusão social e crescimento social/profissional, condenando-as a enfrentar humilhações públicas que são tristes e lamentáveis rotinas nos seus cotidianos e que nunca serão só lembranças, até 2a. ordem.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 09/06/2022
Reeditado em 09/06/2022
Código do texto: T7533827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.