Cracolândia: onde posso encontrá-la?
Cracolândia na minha consciência já é considerado um termo torpe, ridículo, estúpido e indesejável, pois remete a uma gravíssima calamidade de saúde pública que nossos governantes fingem que não veem. Muito bem, está sendo cada vez mais comum vermos, sem esforço, pessoas reunidas em praças, ruas, terrenos baldios, enfim, em qualquer lugar e, até mesmo em frente à delegacias de polícia completamente viciados e consumindo drogas ilícitas, significando também que o traficante está por essas redondezas, o que é fácil enquadrar se o Estado quiser.
Nesse contexto de viciados em tóxicos, vejo a boa vontade de algumas pessoas quererem ajudar na distribuição de comidas, e produtos de higiene, porém isso é no meu ver um incentivo a essas "vitimas" a prosseguirem nas ruas. É, claro muito plausível ajudar ao próximo necessitado, mas o auxílio no tratamento desses dependentes merece condição de atenção primária à saúde.
Essas pessoas precisam da proteção do Estado, pois estão vulneráveis as mais diversas formas de exposição e violência. Esse caso é muito sério e necessário de ações imediatas das autoridades frente essa calamidade social colapsada. Ademais, não só de segurança, mas dos cuidados médicos a que estão precisando. Estou indignado com tal abandono e desrespeito à Princípios Constitucionais Fundamentais estabelecidos nos artigo 1° da Carta Magna, que se refere a "dignidade da pessoa humana", bem como seu exercício de cidadania. Vou além, nesse universo há que se alinhar ao combate à marginalização como um dos objetivos do mesmo dispositivo supralegal.
Assim sendo, onde está o ser humano no seu conceito digno como pessoa.? Onde está o Estado nas suas ações e atribuições constitucionais no seu "jus puniendi" ? Por que não combate o tráfico de drogas? E o serviço de inteligência, onde está?
O crime de tráfico já está enraizado em nosso país há muito tempo, o que é de conhecimento de todos, sem exceção, haja vista os dados e números dessas ações delituosas divulgadas na imprensa séria. Ah, sim, ia me esquecendo, que estão impedidos as ações policiais em determinados "morros" do Estado do Rio de Janeiro, sob o pretexto da violência desse grupo auxiliar das Forças Armadas contra a população. Gente, a polícia em muitas operações sempre foi recebida a tiros e muita munição e deve dar a resposta à medida certa.
Se não for feito nada, tudo ficará como está porque alguém se agrada disso tudo. Assim, a tendência é piorar.
Não acredito em violência policial, e sim na violência diária dos criminosos que estão mais audaciosos todos os dias assombrando o povo de bem.
Romualdo Santos do Paço, advogado defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP.