ÁRVORE GENEALÓGICA

Quem der uma boa sacudida na árvore genealógica dos Aquinos há de ficar bastante surpreso: Marçal Aquino: Escritor e Roteirista; Ruth Aquino, Jornalista; Anderson Aquino: Jogador de Futebol; Hermes Aquino: Cantor e Compositor; São Tomaz de Aquino: Santo; Jadilson de Aquino? Jadilson de Aquino????? Contador de histórias, enxadrista, contista, Santista e aclamado cronista popular. Kkkkkkk!

Mas, devo confessar, tenho sangue Antunes correndo em minhas veias. De minha mãe peguei o gosto pela literatura e o meu lado criativo. Sempre que meus filhos estavam prestes a realizar algo importante eu lhes dizia:

Não se esqueça que você é um Aquino! Mas, só recentemente soube um pouco mais sobre a saga dos Aquinos. Meu avô paterno, Tomaz José de Aquino foi negro alforriado e recebeu de seu amo o sobrenome Aquino. E isso não foi por acaso. Possuía potencial e traquejo para o empreendedorismo. Meu avô, junto com um compadre comprou uma junta de mulas e passou a escoar a produção agrícola pelas serras de minas Gerais. Andava pelos vales, pelas escarpas das veredas tortuosas com as bestas carregadas de suprimentos para os grandes centros. Com o suor de seu rosto adquiriu uma fazenda. Conforme a demanda aumentava ele investia na compra de mais bestas até que dividiram a sociedade e cada um ficou com uma tropa. Assim ele pagou a fazenda. Antes de sua morte ele dividiu as terras entre os seus doze filhos. Meu pai, sendo o menor deles, herdou a parte que continha a sede. Meus irmãos foram criados em um casarão de respeito em Maria da Fé – MG. Minha avó Maria Reginalda Filisbina era negra, descendente de alemães. Pouco se sabe a respeito de mina avó, exceto que era muito celebrada por sua beleza. Essa primeira linhagem de Aquinos que possuíam na massa do sangue essas duas etnias foram realmente muito inteligentes. Mas, dizem que o talento pula uma geração. Kublai Khan que o diga! Então, quando olho para os meus dois filhos: Pedro e João, Apóstolos meus, tenho certeza que não sou a geração do talento. Os créditos vão para minha prima Debora Aquino Cesar que cavoucou nas raízes da família. Quem quiser rastrear origens mais profundas já tem uma boa base de partida.

JADILSON
Enviado por JADILSON em 08/06/2022
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7533312
Classificação de conteúdo: seguro