Sobrado Próximo ao Pré-Juvenato S. Geraldo.
Sobrado Próximo ao Pré-Juvenato S. Geraldo.
Próximo ao antigo palacete da devota de S. Geraldo, a Senhora Matilde, havia uma leiteria um sobrado. Na parte inferior um comércio de laticínio. Na superior uma moradia.
A memória faz surgir a imagem de um ambiente úmido e existência de palhetes para funcionário se protegeram do chão úmido. É trazido também a imagem de uma menina que no grupo escolar tocava seu violão nas datas comemorativas da escola e que morava na habitação.
A construção é eclética simples transitando para algo mais funcional, ou seja, quase inexistência de adornos arquitetônicos. A escada de acesso para a habitação é larga. Nos fundos há moradia e ali residiu uma tia, irmã de meu pai. Posteriormente outros moradores. Hoje parece fechada.
O comércio da frente, onde já foi leiteria, é ocupado por biscoitaria.
Entrando pela lateral observa-se um depósito é uma grade que limita a passagem para uma área verdejante.
O imóvel sempre me trouxe memórias afetiva: seja a rua por se em uma passagem obrigatória desde minha infância ou por ir ali na casa de minha tia com minha irmã buscar receita de doce de pêssego.
A vizinhança se faz pelo antigo dormitório do pré-juvenato onde meninos se preparavam para o sacerdócio no antigo seminário da Borda do Campo em Antônio Carlos.
Alguma informação complementar para se acrescentar?
Leonardo Lisbôa
#POETAR
#Educação
#Arquitetura
#Mantiqueira
#CampodasVertentes
#EnsinoPúblico
#Crônica
#Poesia