Prédio Modernista: Colégio e Ginásio Estadual – atual E. E. Prof. Soares Ferreira

Prédio Modernista: Colégio e Ginásio Estadual – atual E. E. Prof. Soares Ferreira

O antigo Colégio Estadual que oferecia educação formal na área biológica, química e física com o advento da EPCAR teve que arrumar seu espaço geográfico para se estabelecer. A área de humanas ficava a cargo das escolas religiosas.

Com esta demanda da modernidade e republicana e em acordo político, enquanto a federação, em Barbacena, cuidaria da recente Escola Preparatória da Aeronáutica, a preparação do ensino ginasiano e colegial seria ofertado pela unidade federativa mineira. No início dos anos 1960, a educação ganharia sua primeira Leis de Diretrizes e Bases. E assim seria criado o Ginásio, com práticas esportivas para o corpo. E colegiais nas áreas factuais de biologia, física e química. A escola se tornava leiga e mista atendendo várias áreas do conhecimento e para ambos gêneros, masculino e feminino. A cidade ganhava o seu Ginásio e seu Colégio. Em outros espaços geográficos ganharia a sua Escola Normal para a formação de “normalistas”.

Assim se fez a modernidade na cidade: a escola pública tornou-se laica. Posteriormente o ginásio e o colégio foram transformados em escola pública de ensino fundamental para as últimas classes das séries fundamentais e ensino médio. Surgia a Escola Estadual Professor Soares Ferreira.

Quadras esportivas foram criadas com coberturas e áreas de ginásticas que envolviam risco de vida, como escalação de cordas, canos e escadas e vãos para travessia aéreas.

O prédio levantado atendia modelos modernistas que desafiaram a arquitetura. Pretendia-se com o projeto inicial vários blocos que se resumiu a um só enorme. Moderno também seria o seu revestimento, em vez de argamassa comum, pastilhas de mosaicos.

A manutenção nestes tempos pós-modernos se torna dispendiosa.

Leonardo Lisbôa

#POETAR

#Educação

#Arquitetura

#Mantiqueira

#CampodasVertentes

#EnsinoPúblico

#Crônica

#Poesia

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 08/06/2022
Código do texto: T7533254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.