Sobrado Próximo ao Pré-Juvenato S. Geraldo - Escola Pré-seminário

Sobrado Próximo ao Pré-Juvenato S. Geraldo.

Próximo ao antigo palacete da devota de S. Geraldo, a Senhora Matilde, havia uma leiteria um sobrado. Na parte inferior um comércio de laticínio. Na superior uma moradia.

A memória faz surgir a imagem de um ambiente úmido e existência de palhetes para funcionário se protegeram do chão úmido. É trazido também a imagem de uma menina que no grupo escolar tocava seu violão nas datas comemorativas da escola e que morava na habitação.

A construção é eclética simples transitando para algo mais funcional, ou seja, quase inexistência de adornos arquitetônicos. A escada de acesso para a habitação é larga. Nos fundos há moradia e ali residiu uma tia, irmã de meu pai. Posteriormente outros moradores. Hoje parece fechada.

O comércio da frente, onde já foi leiteria, é ocupado por biscoitaria.

Entrando pela lateral observa-se um depósito é uma grade que limita a passagem para uma área verdejante.

O imóvel sempre me trouxe memórias afetiva: seja a rua por se em uma passagem obrigatória desde minha infância ou por ir ali na casa de minha tia com minha irmã buscar receita de doce de pêssego.

A vizinhança se faz pelo antigo dormitório do pré-juvenato onde meninos se preparavam para o sacerdócio no antigo seminário da Borda do Campo em Antônio Carlos.

Alguma informação complementar para se acrescentar?

Leonardo Lisbôa

#POETAR

#Educação

#Arquitetura

#Mantiqueira

#CampodasVertentes

#EnsinoPúblico

#Crônica

#Poesia

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 08/06/2022
Código do texto: T7533252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.