Conjunto Arquitetônico de Barbacena

Conjunto Arquitetônico de Barbacena

Ecletismo do Conjunto Arquitetônico Entre a Escola e o Palacete Bias Fortes

Defronte à "Igreja” da Boa Morte, Barroco, aparece esta arquitetura do ecletismo. À sua frente ficava a residência do Prof. Soares Ferreira, que também tinha este tipo de toldo da Escola Estadual Bias Fortes. Na mesma rua aparece ainda o Palacete dos Bias Fortes com sua arquitetura também eclética. Barbacena transitava do Barroco monarquista para os novos estilos republicanos. Os tempos logo anunciariam os ares "modernistas" consolidado pelo futuro "Colégio Estadual" nas imediações e revestido de pastilhas de mosaicos.

.

Figuras da Escola Bias Fortes – Há quem disse que são Maestros .Mas... Eu tenho comigo que podem ser também políticos, pois vivia-se à época da República Positivista (segmento filosófico) de Augusto Comte, Benjamim Constant e os militares da República da Espada. Por outro lado, maestros também seriam exemplos para a "Ordem e Progresso" da "Bela Época" (influência francesa que se estendeu a outros continentes - Belle Époque") e da política higienista de Oswald Cruz, que também trouxe estas ideias estéticas. O projeto arquitetônico era já o ecletismo com elementos já da industrialização no gradil e no toldo. O mesmo se via na casa do Prof. Soares Ferreira, no palacete dos Bias Fortes e outros imóveis da mesma rua. Ou em outras como o antigo Solar dos Canedos. Um dos bustos se assemelha ao do Bonifácio Andrada e acredito que algum outro busto seja da família Bias Fortes. A Primeira República, em Minas Gerais, era um acordo em que os Andradas atuariam a nível nacional ao lado de outras oligarquias e os Bias Fortes a nível estadual. Acredito também que possa ser patriarca do mundo das artes.

Leonardo Lisbôa

#POETAR

#Educação

#Arquitetura

#Mantiqueira

#CampodasVertentes

#EnsinoPúblico

#Crônica

#Poesia

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 08/06/2022
Código do texto: T7533251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.