O SONHO DE UMA VIDA

O SONHO DE UMA VIDA

É curioso ver como todo iniciante na Letras quer logo publicar, sonha ter sua voz e seu coração conhecidos por muitos, a partir de um livro. Não sou diferente de ninguém e, desde o ano 2000, tenho livro de contos pronto, até prefaciado e com comentários favoráveis a boa parte dos textos que formam a obra. Ainda assim, ao reler recentemente a brochura em xerox, concluí que meu "...QUASE NADA !" ficaria para uma segunda oportunidade. Meu livro mais recente está bem melhor, me aprimorei, consegui "reduzir" ( o termo culinário está em moda) e condensar em duas ou 3 páginas manuscritas contos completos (?!) que antes não surgiriam com menos de 5 ou 6 folhas lotadas. Felizmente o Destino não colaborou com meus anseios e não pude concretizar meu sonho... não é bem assim !

Em fins de 2019, graças a um sobrinho, tive chances reais de editar "...UM NOVO DIA HÁ DE CHEGAR" !, o melhor de meus 6 ou 7 ebooks, todos postados em meu espaço no RECANTO DAS LETRAS, este oásis de Cultura onde me refrigero à sombra de palmeiras oníricas nesse "deserto de quase tudo" em que o Brasil se tornou. Ao invés de fazer 1 livro eu, que já plantei árvores mas não tive filhos -- até onde sei -- decidi melhorar parte da casa, "dar um UPGRADE" em meu atulhado quarto. "Tropecei" nos caprichos do irmão gêmeo, cuja convivência diária cresceu de 1984 para cá e que supõe-se "meu patrão, meu dono, por vezes meu pai". Não fiz nem uma coisa, nem outra ! Quanto ao livro, não me arrependo... nesses 2 ANOS minha criatividade "ampliou-se" como massa de pão caseiro e melhorei sensivelmente enquanto escritor.

Nesse ínterim (para usar um termo antigo) surgiram pessoas cuja atividade irá aprimorar substancialmente a futura obra, como um tradutor, além do conhecido autor (e crítico) carioca TOM FARIAS no prefácio e uma incrível "editora virtual" dedicada a CAPAS e ao marketing total de cada obra, inclusive produzindo uma espécie de "minivídeo" ("book trailer") de minuto e meio sobre o conteúdo do futuro livro, grande novidade, pelo menos para mim. Com título de "BELAHISTORIA.COM.BR", o site dá um show de profissionalismo, nos impressiona, embora o pagamento dos serviços deva ser feito antes, o que não me agrada. A responsável alega que a quitação se faz através do PAGSEGURO e que este só repassa o valor após nossa aprovação pelo serviço executado... num Mundo de "piratas" como é a WEB creio que isso seja uma boa garantia.

Se você é escritor e SONHA em ver seu livro editado (mesmo que apenas virtualmente) não há empresa melhor para cuidar "de seu filho". Acesse já via Facebook o... "autoresbelahistoria" ou vá ao site oficial... e sucesso ! Contudo, não ficou claro se o "download" de arquivos de imagem ALHEIOS, mesmo sendo êles "free", não poderá trazer problemas ao autor do livro, adiante, no caso de uso comercial deles. Também não há citação sobre o USO do trabalho da editora (falo da capa) em edição internacional... somos donos "in totum" do que a BelaHistoria produzir a nosso pedido, sem restrições futuras ?! Aguardo esclarecimentos !

"NATO" AZEVEDO (em 3/junho de 2022, 20hs)

**********

EM TEMPO: a primeira tarefa de qualquer escritor é... REVISAR seu texto; a segunda e a terceira, também ! A ilusão maior de todo iniciante é concluir que sua obra nasce perfeita, sem falha de espécie alguma. Como declara boa parte dos autores, "nosso maior inimigo é a vaidade", que não nos permite enxergar nossas deficiências. E não me refiro a palavras erradas, Ortografia capenga, mas a falta de nexo, fraseado confuso, idéias e argumentos "pela metade", conclusões apressadas.

Pior do que isso, só verbos repetidos dentro da mesma oração ou em frases próximas. Pelo bem da Literatura condena-se o uso excessivo de adjetivos... "não tô nem aí", os emprego em profusão, não almejo o Olimpo da escrita. Entretanto, não tiro de ninguém a vontade de publicar seu livro, exceto pelos erros gramaticais crassos. Se vais EDITAR algo, ao menos aprenda a escrever corretamente ! E BOA SORTE !!!

************

OBS: olha aí a RESPOSTA da responsável pelo site BELA HISTÓRIA, em email ontem, 8/junho 2022:

"Vou responder as dúvidas que ficaram, ok?

- Sim, o PagSeguro é um intermediador de pagamentos muito conhecido no mercado. Na verdade, ele é o pioneiro nessa modalidade de pagamentos, utilizado por muitas empresas.

- Quanto ao uso das imagens: Eu uso imagens apenas de bancos de imagens que liberam os arquivos para uso comercial. O site, inclusive, não é brasileiro, apesar de apresentar uma versão em português. Caso queira ler pessoalmente as diretrizes de uso das imagens, o site é https://br.freepik.com/home."