Torre de Babel - BVIW

Tema: Cultura do Povo

 

A cultura popular é bonita e sábia. Os ensinamentos, passados de geração a geração são educativos, como ditos, poemas, parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, fábulas, etc. Mas é comum que sofram pequenas e significativas alterações, como esse: "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão...", mas o poema original é: "Batatinha quando nasce espalha rama pelo chão..."

Outro erro bastante comum é: "Hoje é domingo, pé de cachimbo..." Esse é muito engraçado, pois nunca vi um pé de cachimbo! O certo é: "Hoje é domingo, pede cachimbo...", o que significa dar umas baforadas à toa.

Mais um igualmente engraçado: "Fulano é a cara do Sicrano, cuspido e escarrado!", ao que lhe é original: "Fulano é a cara do Sicrano, esculpido em carrara!"

A palavra encrenca foi o jeito brasileiro de dizer em iídiche (dialeto judaico) "ein krenke". Tal expressão era usada pelas prostitutas judias (polacas), para avisarem às amigas que intuíam confusão no ar.

Então, o povo vai falando o que ouve, como na brincadeira do "telefone sem fio", em que o original se transforma em outra coisa. A vida vai girando, como se fosse uma brincadeira de roda, inaugurando-se novas Torres de Babel!

 

Cassiå Cāry`ne

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 07/06/2022
Reeditado em 07/06/2022
Código do texto: T7532744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.