RITUAL IMPACTANTE (BVIW)

 

Recebi por esses dias, uma reportagem que me comoveu, a tradição de amarração dos pés das chinesas. A deformação dolorosa era para que as mulheres conseguissem casar, visto que pés pequenos eram símbolo de beleza no formato flor de Lotus. Isso me levou a pensar em outros povos, que por vaidade, imputam à mulher sacrifícios dolorosos. Na moda, quando o padrão exigido era a magreza exagerada, as modelos se tornavam anoréxicas. Em diversas culturas a mulher ainda é obrigada a se sujeitar à prática de estética para serem consideradas belas.

 

Saindo da esfera plástica física, voltemos o olhar para a preferência culinária. Comer testículo de boi, buchada de bode, insetos peçonhentos ou cérebro cru de primatas, entre outros, que para costumes diferentes causam espanto e repulsa.

 

Já a cultura folclórica, admiro demais! A literatura, as festas tradicionais, além da dança fantástica! As nacionais como: frevo, carimbó, bumba-meu-boi, e as estrangeiras: kathakali, na Índia; hopak, na Ucrânia. E a valsa vienense, na Áustria, que se tornou com o tempo, dança de elite. 

 

A cultura de um povo pode ser mesmo impactante. Sobre tradições, é como o gosto individual, cada um tem sua preferência, e respeitar é o primeiro passo para a civilização e harmonia entre os povos.

 

 

Tema sugerido pelo BVIW - "Cultura do povo".