Sou nordestina, ôxente! (BVIW)
A cultura de um povo se constrói a partir das diversidades, das relações sociais e das singularidades que definem as tradições populares do povo que habita determinada região. Por sua vez, essas tradições são materializadas pelas artes, os costumes, a culinária, as expressões, o sotaque; enfim, um conjunto de aspectos que configuram as peculiaridades das regiões.
Nordestina, atualmente, morando no Sul do país, tenho o privilégio de conviver com duas culturas: de um lado, o meu sotaque me apresenta apenas em um simples cumprimento, isto é, um bom dia já faz com que o interlocutor pergunte - você é de onde? E eu respondo - nasci e vivi muitos anos no Rio Grande do Norte, sou nordestina, ôxente! Do outro lado, no Sul me sinto acolhida, mesmo que as pessoas sejam menos extrovertidas do que nós nordestinos, que falamos com as mãos, com o olhar, com o sorriso franco... O Sul como o Nordeste tem uma culinária gostosa e belas tradições. Tenho somado amizades e valores culturais, aprendendo com as diversidades.
A cada dia reconheço que um dos aspectos mais importante, de se observar nas características regionais, não são apenas os costumes do seu povo, mas a história de vida, os propósitos, as lutas e as conquistas que contribuíram para fortalecer os valores das pessoas que habitam cada região.
Portanto, cada cultura tem um povo que merece respeito e admiração.
Iêda Chaves Freitas
07.05.2022
Tema da semana. Cultura do povo (crônica)