A Chance de Saber Mais

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Ao passar por São João Batista, Venda Nova, Bhte, após sofridos atropelamentos veiculares...

Agonizava, num passeio, a capa do livro "O Vampiro Que Descobriu o Brasil" — volume 3, venda proibida, de Ivan Jaf. Num ano qualquer, adotado à oitava série da Rede Pública de Ensino da capital mineira.

Na parte interna da capa, há um texto "A Chance de Saber Mais", uma reflexão de incentivo à leitura que chamou a minha atenção.

Ao pisoteá-la transeuntes nem imaginavam ser aquilo uma fonte de aquisição de capital cultural.

Tive a sorte de não passar por esse "resíduo literário" despercebido: ao ver aquela capa a rolar pelo asfalto quente a peguei com carinho e li o texto escrito nela. A levei para casa. Volta e meia recorria à aquela produção textual a fazer nova leitura.

Ainda estão na minha companhia, a capa do livro didático e o texto. Este, agora não mais unicamente da forma impressa, mas também memorizado. Assim não vagará sem rumo por aí em perigo...

Isso me faz lembrar que, nem todo descarte é lixo...

Num control 'C' control 'V' deixei abaixo esta relíquia textual ao meu leitor. Num desejo de boa leitura, numa chance de saber mais.

A CHANCE DE SABER MAIS

O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele. Mas há outras que não vemos, embora existam. São as coisas que lemos. Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que apareçam diretamente em nossas cabeças.

Se não lemos, todas essas coisas que estão guardadas nos livros não aparecem para nós.

Quem não lê, só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo.

Muitas vezes, no meio de uma conversa, ouvimos falar de uma pessoa ou de uma história que o amigo conhece de leitura. Quem não leu ficou de fora. Por isso estamos distribuindo esses livros.

Queremos que você conheça o que está na sua frente, mas está dentro dos livros.

Você vai poder viajar sem se levantar da cadeira. Conhecer gente muito interessante sem precisar conviver com ela. Vai rir e até chorar com histórias de pessoas que só existem nos livros.

Não jogue fora a chance de saber mais. Não fique por fora.

— Ministério da Educação.

Nesta minha história , creio ter contribuído a alguém a ter tido a sua chance de saber mais.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(06:06:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 06/06/2022
Reeditado em 03/08/2023
Código do texto: T7532246
Classificação de conteúdo: seguro