DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Prof. Antônio de Oliveira

Mês de junho, mês de Juno. Esposa de Júpiter, deus dos deuses, segundo a mitologia romana; Zeus, na mitologia grega. Venceu os Titãs, derrubou seu pai Saturno, deu a Netuno o mar, a Plutão os infernos. Reservou, para si, o céu e a terra. Diversos atributos com que é representado valeram-lhe os cognomes de Júpiter Tonante, Júpiter Ferétrio, do trovão e do raio.

Júpiter era venerado nos desertos arenosos da Líbia sob o nome Júpiter Amon, mitologia romana. Esse culto origina-se do fato de haver Baco, quando atravessava esse deserto, ter sido socorrido por Júpiter, a quem pedira auxílio para não morrer de sede. Agradecido, Baco lhe

erigiu um templo em homenagem.

Juno era senhora do Céu e da Terra, protetora dos reinos e dos impérios. Quando presidia aos nascimentos, tomava o nome de Lucina, Juno-Lucina ou Ilícia, nomes cuja raiz é Luz, dar à luz.Os poetas apresentavam-na orgulhosa, ciumenta e vingativa. Deusa do casamento, corresponde à Hera grega.

Júpiter é dado a paquerador. Juno dá uma de quem não sabe de nada, mas se vinga. Pune sem piedade a rival e os filhos. Hércules foi uma das vítimas.

Os deuses tiveram nomes conferidos aos planetas do sistema solar,baseados na mitologia greco-romana: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano. Em geral, nomes ligados ao meio ambiente. A começar pelo deus dos deuses na mitologia romana “Jupiter pluit”. Júpiter chove....

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 04/06/2022
Código do texto: T7530896
Classificação de conteúdo: seguro