#lucindanelremarcrônica?
Boa tarde !
Queridos amigos, hoje resolvi escrever um pouco do que percebi ao longo dos anos, com a convivência com pessoas e animais de estimação. Logicamente que a minha experiência sempre foi mais com gatos, mas tive o prazer de ter contato e muito com passarinhos, galinhas, pintos, patos, perus, garças, coelhos, tartaruga, gia, calango, osga, papagaio, cachorros e poemesas... E por aí vai... kkkkkkkkkkk ... Bom, é fácil deduzir que alguns bichinhos, não cheguei a ter uma aproximação tão grande, mas sempre tentei... Sempre fui de conversar com bichos ( confesso que quando bem novinha, preferia estar mais perto deles do que de certas pessoas...). Talvez você se pergunte o porquê. Explico, hoje não parece, mas sou tímida. Muito retraída. Dependendo do ambiente, até hoje, se não me esforçar, sou capaz de me isolar. O que me fez realmente sair do eu retraído, foi o exercício de ensinar. Devo aos meus alunos e colegas de profissão, este meu sair de mim mesma. Lembro o quão era difícil o primeiro dia de aula em cada turma que entrava. Poderia não transparecer, mas eu entrava numa luta comigo mesma para enfrentar o simples ato de apresentação. Pois bem, com os bichos chamados "irracionais" , não. Apesar de ter um certo temor de ser ferida, sempre me senti mais à vontade... kkkkkk
Outro ser que sempre me deixou à vontade, foi criança. Na verdade, para mim, logicamente, levando em conta a realidade "racional", coloco quase no mesmo patamar um e outro: a criança e um bichinho. Ambos, se não tiverem ainda "certos" aspectos desenvolvidos como a má impressão do ser mais velho, costuma te receber com boa vontade. E mesmo quando já feridos por outros seres humanos, se você souber chegar e cativar, conseguirá se aproximar e dali iniciar um belíssimo relacionamento. Os chamados animais de estimação são excelentes professores no que se refere a boa convivência. Eles são receptivos, nos dão verdadeiras aulas de companheirismo, de solidariedade, de lealdade...
Caso você duvide, pegue um bichinho para criar. Dê-lhe amor, carinho, atenção. Cuide dele como se cuidasse de uma joia. Nunca se esqueça que assim como nós humanos, eles também sentem dores, sofrem e sabem exatamente como você é. Sim, o animal que convive com você te reconhece entre tantos outros e sabe bem o momento em que você necessita mais de atenção, de afago...
Falo-lhes porque criei tanto gato, cachorros e cheguei a ter um pintinho de estimação. Kkkkkkk O Boni, que na verdade se chamava Bonifácio. Ele, numa certa época, foi para casa de uma prima irmã e lá viveu ainda alguns anos.
Mas, quero de uma certa forma lhes dizer que a convivência com gatos fez-me perceber o quão eles são diferentes uns dos outros! Um gato 😽 não é do mesmo jeito do outro, mesmo quando criados juntos... kkkkkkkkkkk
Pense, numa casa que chegou a ter dezoito gatos e mais dois cachorros 🐕... Pois é... Lá em casa tivemos esta oportunidade de viver uma gostosa loucura. Cada bichinho ali tinha uma característica: havia o Kiko que depois de adulto achou de deixar dois gatos mamarem nele, como se fosse gata e mãe deles, inclusive tinha um que ele adotou como filho e brigava com os outros gatos, defendendo o Flamel ( o queridinho dele). Por quê? Sinceramente, não sei. Vamos lá aos outros. Tínhamos o Anteninha, que recebeu este nome por ter mais orelha que fucinha. Este, foi levado por mim para casa, por ter lhe visto miando alto numa quadra que tinha ( e continua tendo) em frente ao canto ( esquina) da rua onde morava. Como sempre, não resisti, atravessei a rua e lhe perguntei por que estava miando daquele jeito. Ele, veio em minha direção, miando como se estivesse a me responder. Eu entendi que ele estava pedindo socorro. Olhei em volta e não vi ninguém. Verguei-me e ele não fez qualquer esboço para se soltar. Cheguei com ele, os outros ficaram ali olhando e o Anteninha já batizado por mim, se agarrando em mim. Procurei acalmar tanto a ele quanto os demais e falei-lhes que ali estava outro irmãozinho deles. Passava a mão 🤭 nele e nos outros, principalmente no Rufino, no Tititi1, no Tilim. Vieram os outros, aqueles que não se abalaram, só curiosos... kkkkkkkkkkk. Pois também há bichanos que não se entusiasma muito quando chega "alguém" novo, mas isso até na hora de comer. Aí se o indivíduo se atreve a chegar no seu manjar, aí a coisa muda de figura. Mas, voltemos à chegada de Anteninha. Parece mentira mas não é. O certo é que não demorou muito a família estava em paz... Só reclamações da humana tia ( Biné) kkkkkkkkkkk...
Vamos a um tempo mais à frente, quando ainda estávamos na fase de crescimento da família... Numa certa época, tínhamos o rei 👑 da preguiça e um dos quindim da tia: Paulo Jr. Tinha ainda as briguentas Killy e Kelly. A mãe Sacha. Uma exímia mãe: daquelas que cuidam dos filhotes 🐕 até grandes. Dona de um amor absurdo pelos filhos, ao ponto de brigar com qualquer um que resolvesse brigar com um de seus rebentos. A Sacha, ( depois conto como chegou lá em casa) sofria de uns ataques parecidos com epilepsia. Pois bem, mesmo quando os filhotes estavam bebês ou pequeninos, ela se afastava deles quando estava tendo o acesso de convulsão, contudo retornava assim que passava. Ficava horas limpando seus filhos. Porém, tivemos um exemplo de péssima mãe: a Eró ( Erondina). Esta, não puxou nadica de nada para a mãe Sacha, pois ela depois de 15 dias de parida, já queria sair para namorar e tínhamos que segurá-la à força 💪 para dar de mamar. Ainda bem que só teve duas filhas: a Lory ( nome dado em homenagem à mamãe, Gloria... kkkkkkkkkkk ... Tirei só o G do início do nome e o A do final e substituí o i pelo Y). E a Laura que era toda tranquila e amava estar nos pés de dinha Ruth...
Tínhamos entre tantos o Kiko que além de se sentir "mãe" de alguns... kkkkkkk... Era um exímio " ladrão" de comida, mesmo quando estas se encontravam dentro de panelas com tampa. Enquanto ele "furtava" e jogava no chão para os comparsas, tinha o Barrichelo que latia alto, dedurando o irmão. Kkkkkkkkkkk
Tudo por que? Os outros eram mais rápidos que ele. Uma nota a mais sobre ele: tinha um horror a água. Escondia-se debaixo de um guarda roupa para se safar... Mas não adiantava kkkkkkkkkkkk
Bom, vou parar ✋ por aqui... Depois contarei mais
Kkkkkkkkkkkkkkkk...
👋
Bye bye
Raimunda Lucinda Martins