JOÃOZINHO VOCÊ FEZ TRAVESSURA

Joãozinho Você Fez Travessura

(Vento Lusitano)

O mês de Junho chegou e com ele as festas juninas, em honra a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Neste mês além dos quitutes e brincadeiras se solta muitos foguetes e bombinhas, tradicionais do período junino. Em face disso viajei em pensamentos, acabei lembrando da história do “Joãozinho e seu dedo.”

Quando menino, próximo a minha casa, havia um campinho de futebol. Estamos em pleno mês de junho, neste dia a piazada estava toda reunida prestes a iniciar mais um confronto, mais um jogo, quando Joãozinho em voz audível disse: - “Olhem! Olhem! Achei uma bombinha das grandes, das de vinte”. Ele ainda completou: “Vou acender o pavio e só irei jogá-la quando estiver quase estourando”. Claro! Joãozinho foi por todos imediatamente repreendido. – “Joãozinho não faça isso, é perigoso”. Ele não deu atenção ao alerta e respondeu: - “Vejam! Vou acender, ZUM...ZUM...ZUM...ZUM...”. A piazada toda dizia: - “JOGUE! JOGUE! JOGUE! VAI ESPLODIR NA TUA MÃO, JOGUE....” Joãozinho não obedecia, estava fazendo travessura, jogava com o perigo. – “ZUM .. ZUM ..ZUM.. .”. Infelizmente aconteceu. - “BAAAMMM”. Resultado: - “Ai, Ai, Ai, Ai .... MEU DEUS. Ai AI ...MEU DEDO”. Joãozinho saiu gritando e correndo com todo o time atrás dele, dirigiu-se a minha casa que ficava ao lado do campinho. Imediatamente minha mãe assustada pegou rapidamente um pano e enrolou na mão do Joãozinho e em seguida o levaram ao hospital. Joãozinho com a insana brincadeira perdeu parte de um dedo da mão.

Após o ocorrido, a piazada ainda assustada mais já mais calma, como um cão perdigueiro procurava localizar na grama do campinho o dedo de Joãozinho. Claro! Não encontramos o dedo. Ainda bem, ao contrário, seria assustador e com certeza muitos piás haveriam de perder algumas noites de sono. Daquele time de piás nunca mais se viu ninguém soltar bombinhas, todos souberam colher bons ensinamentos com o que ocorreu com Joãozinho.

Fiquei um bom tempo sem ver Joãozinho, no entanto, recentemente o vi e olhei para sua mão, nada lhe disse, só pensei: “Não resta dúvidas, Joãozinho você fez travessura.”

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 03/06/2022
Código do texto: T7530090
Classificação de conteúdo: seguro