Ameaça Que Deu Frutos

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Parece mesmo da Natureza ter ouvidos, sentimentos, entender o linguajar humano...

Ontem, 30 de maio, vi um vídeo fantástico! — Postado na página da (R.C.A) — TV.

Achei por bem compartilhar parte do conteúdo dessa reportagem aos meus leitores.

O fato se deu no município catarinense de Presidente Getúlio (Vale do Itajaí), distrito de Ribeirão Revólver.

O esposo de dona Leni fez séria ameaça de morte (corte) ao indefeso pé de manga, fincado há 10 anos em seu quintal; simplesmente por não produzir neste período, um fruto sequer.

"Meu marido disse: — ó cara é a última chance e aí ele veio e brotou; todos os frutinhos que brotaram, vingaram. Em torno duns 30 frutos esse ano a gente conseguiu colher".

Dona Leni preocupou-se de certa forma com a fala do homem, em motivo banal querer suprimir sua mangueira; que plantou e cuidou com tanto amor. — Afinal nem só por frutos merece viver uma árvore.

O tempo colaborou na ação de defesa, como senhor da razão, acalmou os ânimos: absorveu da pena de morte aquela árvore indefesa até então infrutífera.

No mesmo ano da ameaça, a mangueira floriu, os frutos vieram com força máxima... acima da média em peso. Cada exemplar posto na balança, chegou próximo a 2 quilogramas.

Será que diante da afronta a mangueira sentiu medo, acordou?! Fica a pergunta no ar.

Não é de duvidar que aquele elemento arbóreo ao ouvir a grave promessa de supressão tenha se tornado fértil.

Depois de tudo que passou a mangueira de Presidente Getúlio, virou o centro das atenções e o machado vive longe.

Às vezes é preciso um aperto, uma dura alerta, puxão de orelha para que as coisas entrem no eixo e surjam os frutos esperados.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Abiental/Acadêmico Literário.

(02:06:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 02/06/2022
Reeditado em 02/06/2022
Código do texto: T7529186
Classificação de conteúdo: seguro