Sobre Meninos e Lobos ( Parte 01)

Como de costume, no início da noite fui ao fliperama, mesmo sem dinheiro pra jogar, eu ficava lá matando tempo, tempo, que aliás, eu tinha de sobra na adolescência. Nesse dia encontrei um outro "fiscal da natureza", o meu amigo Cacau (in memória), ficamos lá, jogando conversa fora como se não houvesse amanhã, e quase não houve…

Chegaram dois caras bem gentis e perguntaram ao Cacau sobre uma bicicleta com a qual ele tinha ido à padaria mais cedo. Ele explicou que pegou a mesma emprestada com o Beto (nome fictício) e logo devolveu. Ainda gentis, os caras pediram encarecidamente ao Cacau para levá-los até à casa do Beto, ele topou e me chamou para ir junto, eu, inocente, fui….

O problema, é que o Beto era um ladrão, mas eu acho que o Cacau só se lembrou disso no meio do caminho, e desistiu de levar os caras (até então gentis) até lá. Foi quando a gentileza acabou e um deles sacou uma arma, disse que tinham vindo buscar a tal bicicleta, que a mesma tinha sido furtada, e mandou o Cacau buscar o Beto…

Eu, percebendo o perigo, disse que não tinha nada a ver com aquilo e já estava indo embora, mas o cara armado me mandou esperar eles voltarem, caso eles não voltassem, ia sobrar para mim… E lá foi o Cacau… A casa do Beto ficava há uns cinco minutos do local onde estávamos esperando (os cinco minutos mais longos da minha vida). Acho que foi nesse dia que eu aprendi a rezar…

Eu pensei que ia morrer ali mesmo na lateral do clube Vasquinho de Morro Agudo, não tinha mais esperanças, mas para minha surpresa, e alívio, (pelo menos momentâneo, já que eu não sabia no que aquilo tudo ia dar) vi de longe, o Cacau e o Beto descendo a rua...

O Beto explicou aos caras (de modo pouco convincente) que tinha comprado a bicicleta de alguém, ora, eu o conhecia, e sabia que ele não era do tipo de pessoa que comprava as coisas. Além de ladrão, ele tinha outras atividades criminosas, costumava andar armado, e tinha conceito com os matadores locais.

Mas os caras que vieram resgatar a bicicleta não sabiam disso…

O Beto, aparentemente sob o efeito de algum entorpecente ilícito, começou a intimidar os caras, disse que eles não eram dali, e que se quisessem "entrar numa", o prejuízo maior seria deles etc. E como lobo não come lobo, mesmo contrariado, os caras foram embora, sem a bicicleta, e tudo terminou bem, pelo menos pra mim e para o Cacau…