Envelhecer é poético
Tenho notado ultimamente a queixa da minha mãezinha sobre a condição de estar ficando velha. Inúmeras vezes, encontro ela resmungando sobre as coisas simples que esquece “cadê minha agulha, meus óculos”? E os óculos estão na cabeça ,e as agulhas, no sofá ao lado dela.
È interessante ainda a nossa reação ao perceber que sua memória não é mais tão ativa. Dessa forma, é comum ela falar “droga de velhice” e mais “ esqueço de tudo” ou ainda “ estou ficando moca como velho” . Percebo que ,às vezes, temos que falar alto para que ela escute e baixo para que não perceba que estamos conversando sobre a sua recusa ao ato de envelhecer. Sei de antemão que minha mãe não é culpada .Não é culpa dela, mais sim de uma sociedade que tem inúmeros velhos e não dão condições suficientes para acolhê-los . Culpa de alguns filhos que ora abandonam seus velhos ,ora deixam na mão de outros para cuidar. Como se a responsabilidade fossem dos outros e não deles.
A partir da atitude de alguns filhos ingratos, entendi que o medo da minha mãe de ficar velha estar relacionada com a perda da memória, das forças vitais, do medo de ficar só, de se sentir abandonada pelos filhos, amigos e a sociedade. Assim, ao divagar sobre a velhice de minha mãezinha; vem na mente o poema de Vinicius de Moraes ao dizer que “por seu amor até na morte encontraria poesia”. Tudo o que mais quero por meio dessa simples crônica é dizer para minha mãe que há possibilidade de se retirar poesia no ato de envelhecer, gostaria que ela compreendesse que o processo de envelhecer é comum aos demais. Mas é uma tarefa difícil, uma vez que os filhos, amigos e a sociedade não permitem que o velho seja velho, por isso a estranheza quando ver um velho dançado, namorando , sendo feliz.
Continuando com as minhas divagações lembro-me de uma citação de Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, tornar-se mulher”. Vendo minha mãe nesse embate para não envelhecer queria dizer que não se nasce velho torna-se velho. E é nesse torna-se velho queria que ela entendesse a necessidade do envelhecimento , mesmo sabendo que a memória se vai, as forças ficam mais frágeis, a audição se modifica. A tarefa continua sendo árdua, mas vou fazer o possível para que ela perceba uma poeticidade no processo de envelhecer. Ah! Queria eu, nesses tempos incertos, poder chegar a envelhecer!