O sol se põe e lentamente a noite vem chegando. Uma sensação de paz invade a alma , um convite para o recolhimento, a meditação, a reflexão.
Nos lares, as famílias se reúnem , após um dia de trabalho, para o descanso. Mas, não para todos a noite é de paz e tranquilidade. A comunicação cordial não se faz presente e existem os conflitos , divergência de ideias, agressões. Infelizmente, em frente aos filhos. A bebida é um dos motivos. Vício ou exagero na dose , que dizem , ser para descontrair, a comunicação passa então a ser violenta. A tristeza toma conta da família. Quantas mortes acontecem e quantas crianças desajustadas num mundo conturbado. Vi muito disso em minha caminhada de vida e no Magistério, nos tempos em que a professora ia à busca de soluções na casa das crianças e se deparava com cenas tristes e desconcertantes. Para agravar a situação, atualmente, a causadora de tudo, além da bebida, são as drogas. Estas estão invadindo os espaços onde antes, eram para os passeios de final de tarde. Praças, parques e similares.
Nos finais de tarde, quantas pessoas debaixo de viadutos e pontes, buscam um local para se drogar e aí ficam passando as noites de frio, abandonados ao relento. As famílias nem sabem. Viram andarilhos e pedintes, quando não assaltando e roubando para manter o vício. Estes nem se dão conta de quanto é lindo o anoitecer, há muito perderam a noção do tempo e do espaço, do amor em família.
Tristes episódios na vida de muitas famílias, a bebida, as drogas, as agressões, a violência.
O alto custo de vida, o desemprego e a fome, agravaram a situação.
Hoje, ao observar a beleza do entardecer, como um filme, passou-me na mente esta reflexão, com cenas já presenciadas.
Vivemos uma época em que a segurança faz parte de nossa vida. Até para observar o entardecer temos que ter cuidado.
Fui muito além, na minha crônica, ultrapassei o tema inicial, mas escrever é meu vício...
(lumah)
Agradeço as interações:
Brilhante participação do Mestre Jacó Filho:
O MUNDO EM TREVAS
O mundo está escuro,
Por conta de quem governa,
Pondo todos inseguros...
Tal nos tempos da caverna,
Seja Rússia ou Brasil,
E com quem se reuniu,
Pra discutir o futuro,
Sem moral vira baderna.
O mundo está escuro,
Por conta de quem governa...
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-