O natural é que você vá pro Inferno

Hoje na estrada - no percurso entre o meu trabalho de outra cidade e a cidade universitária, que fica na minha própria cidade - no meio de vários mundos, fechei os olhos e decidi ter um minuto de paz. Sim, eu acho que às vezes a paz é uma decisão.

Nesse ínterim, minha mente que aparentemente é contra descuidos e contra a ausência de questões filosóficas, começou a pensar - e a ouvir - sobre como todos nós somos ruins. Todos nós. Todos.

De acordo com a épica e conhecidíssima narrativa nós somos ruins desde o dia em que Adão e Eva decidiram que queriam conhecer o bem e o mal e acabaram presos nesse último, sem nunca conseguir permanecer imaculados no lado bom das coisas. Nós sempre pendemos à escuridão porque estamos corrompidos por ela. Todos erramos em algum momento: a grande maioria não cometeu um assassinato, mas já agiu sem escrúpulos ou de forma egoísta ou disse mentiras ou foi babaca!

Somos péssimos até sem ver que somos, até tentando acertar. No fundo, você sabe que foi péssimo. E se não consegue enxergar o quão ruim é ou pode ser, recomendo uma lente mais realista e despida do véu da autocomiseração.

Essa verdade dura e indesculpável, graças a Deus, é condizente com a minha religião. O apóstolo declara: "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". E eu concordo em gênero, número e grau. Nós merecíamos o inferno - e esse verbo no passado pouco tem a ver com uma boa conduta religiosa ou com atos piedosos. Sem o fator fundamental da equação, o natural é que você - e eu - desçamos direto ao merecido destino.

A premissa de que Deus é Santo e nEle não habita profanação e de que Deus é Luz e nEle não habita escuridão é suficiente para entender que, uma vez morta, eu não teria pra onde ir. Me restaria o caos, o sofrimento agudo e uma espécie de orfandade eterna. A minha escuridão jamais seria autorizada a conviver com a Luz de Deus - se a própria Luz não tivesse escolhido habitar em mim quando eu olhei pra sua própria morte na Cruz e entre lágrimas, disse que sim. Considerando não haver uma terceira via: é com Deus ou não é; eu me encontraria perdida rangendo dentes e chorando pra sempre. Aquela dor que me ataca às vezes de madrugada e me faz questionar até o último fio de cabelo seria um vislumbre da realidade eterna.

Se não fosse Ele.

Ele que excede toda expectativa de misericórdia habitando no corpo corrompido de um ser humano, atravessa as estações e vence a morte em si mesma. Vence a solidão em si mesma. Jesus é Deus. Que alívio! Agora, você já pode fechar os olhos e imaginar a imensidão da Eternidade com conforto e fascinação ao mesmo tempo. Reconciliação. Você não precisa mais estar destinado ao fogo do inferno - você foi reconciliado pelo sangue do Filho, Deus é seu amigo.

Você tem pra onde ir. Graças a...

Aquele a quem chamam de muitas coisas porque são incapazes de compreender o Seu Verdadeiro Nome e legado de Justiça.

Jesus, o Messias dos Judeus e a Salvação dos gentios.

E o que fazer para atingir a Salvação? Uma lista infindável de penitências e benevolências?! Não. Crer. Assumir em voz alta que crê. Fazer uma oração afirmando que crê. Crer no que Ele fez somente somente e receber o Espírito da vida em si. Invocar o Nome e ser salvo.

Graças a Ele, meu destino não é o natural, mas o extraordinário. Assim como será extraordinário ver o dia em que rasgará os céus e restaurará a terra.