Hayley Stark é heroína ou vilã?

 

"Hard candy", que se pode traduzir como "O doce amargo", é uma produção norte-americana e canadense de 2005, da empresa Vulcan, estrelada por Ellen Page e Patrick Wilson, dirigida por David Slade, com roteiro de Brian Nelson e o argumento parte de uma idéia do produtor Brian Higgins. Infelizmente no Brasil foi colocado o título estúpido de "Meninama.com".

Numa época de contra-cultura e relativização de valores, é um filme que rema contra a corrente e que denuncia a pedofilia como aquilo que realmente é: um crime nojento, asqueroso, não se justificando que os criminosos sejam afagados como se eles é que fossem as vítimas.

Entretanto não há cenas demasiado fortes, não há cenas de pedofilia, nudez, estupro ou violência gráfica chocante (há muito mais violência gráfica em "Batman versus Superman").

A ação se passa em Los Angeles. A adolescente Hayley Stark, de 14 anos, mantém contato pela internet com o fotógrafo profissional Jeff Kohlver, de 32, até que ambos marcam encontro numa lanchonete. Daí o fotógrafo a convida para ir em sua casa posar para algumas fotos. Ele mora numa casa ampla, com garagem, terreno em volta e terraço, num subúrbio. Há vizinhos mas não em prédios colados, é uma casa meio isolada.

Jeff planeja copular com Hayley por bem ou por mal, mas a menina, que se faz de sem-vergonha, o leva a beber com ela, só que a bebida de Jeff leva uma droga que o faz desmaiar. Quando acorda está amarrado a uma cadeira e a menina, revelando suas verdadeiras intenções, dá início ao julgamento do pedófilo estuprador e assassino. Sobretudo Hayley quer esclarecer o desaparecimento de Dona Mauer, outra adolescente, que Jeff sequestrou e matou com ajuda de um parceiro pedófilo.

Ao longo da projeção Jeff faz de tudo para negar sua culpa ou minimiza-la porém Hayley, com frieza e uma lógica implacável, vai desmontando o esquema do monstro e desmascarando as suas mentiras, inclusive descobrindo provas comprometedoras, até uma fotografia de Dona Mauer e fotos de pornografia infantil.

Por duas vezes Jeff consegue se soltar e tenta matar a menina, mas ela da primeira vez o põe fora de combate com uma arma de dar choque elétrico e na segunda o atrai para o terraço, onde Jeff sobe armado com um facão de cozinha, mas inutilmente, pois ela se apossou da pistola do pedófilo e o mantém a distância. E como ela já chamou a polícia e a ex-namorada de Jeff, que estão chegando, ele se vê encurralado. Hayley mostra a corda de enforcar que prendera num suporte e sugere que ele se mate, pois na cadeia "farão coisas horríveis com você".

Jeff se joga do terraço com a corda no pescoço mas uma última surpresa estava reservada: a corda não estica, sinal de que era muito comprida, e o terraço era baixo. Com a sirena da polícia já se ouvindo e as provas expostas em sua casa, Jeff está destruído, não tem mais escapatória. E pode ter quebrado uma perna na queda, a cena não mostra.

Na sequência final Hayley, que escapa pelos fundos tendo apagado suas digitais, aparece com um pulover vermelho com capuz. A Chapeuzinho Vermelho venceu o 🐺 Lobo Mau.

Muita gente atacou a personagem Hayley Stark considerando-a sádica e psicopata, outras pessoas a vêem como uma heroína, que fez a justiça diante da falha do sistema. O filme não deixa dúvida alguma sobre o caráter abjeto de Jeff Kohlver.

E você, o que pensa da atitude de Hayley Stark?