A HISTÓRIA POR TRÁS DE UMA FOTO

Olhando fotos de um passado distante, lembranças, saudades que mal cabem no coração e acabam escorrendo pelos olhos, momentos felizes, outros nem tanto.... quantos percalços vencidos, tantas orações, umas respondidas com um "sim", outras com um "não", mas respondidas com certeza.

Não fosse Deus, como seria possível sobreviver aos embates da vida? Vejo as fotos de um casamento de uma jovem na flor da idade, quase na adolescência, cheia de sonhos acalentados noite após noite, expectativas de que o evento seria sempre "um mar de rosas" ilusões que todo casal tem ao iniciar uma vida a dois.

Olho atentamente os rostos sorridentes, felizes, cheios de esperança em um futuro que anunciava promissor como num "conto de fadas" sem surpresas que viessem comprometê-lo e fico imaginando, nem por um instante se percebe ou se vislumbra, uma ruga de preocupação na face de qualquer um dos dois sobre os dias vindouros. Estão realizando o sonho de alguns anos compartilhado por momentos apenas! Chegou a hora de estarem juntos e felizes "para sempre"!

Atento para o rosto do noivo, jovem ainda, imagino quantos projetos, quantos ideais de vida em seu coração, a responsabilidade de constituir família, de cuidar da esposa que sendo mais nova e inexperiente que depõe sobre os seus ombros a imaturidade própria de uma criação rigorosa sob a tutela de um pai extremamente zeloso, todos os seus anseios, desejos e ingenuidade, uma dura prova que ele teria que passar e vencer.

Vencer talvez os seus medos de não ter a habilidade para lidar com coisas novas, a liberdade antes vigiada, transferência da autoridade paterna agora sob os seus cuidados.

Pensando dessa forma há um emaranhado de sentimentos; alegria, tristeza, pesar, saudade, vontade de voltar e recomeçar.....

Não estou escrevendo nenhuma novidade no casamento, por mais que o casal se esforce para que seja perfeito e feliz, sabemos que nem sempre é assim. Não acredito em almas gêmeas e nem na "metade da laranja", como dizem, são duas pessoas inteiras, diferentes, peculiares no modo de ver, sentir, agir e pensar. É como uma engrenagem dentada que precisa se ajustar a outra parte de uma complexa máquina que fará gerar a força motriz necessária, movendo centenas de peças menores até que alcance o resultado esperado pela qual foi criada, o que não é fácil!

É mister que hajam renúncias em detrimento de uma convivência harmoniosa para que o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e suporta esteja presente continuamente no centro da relação.

Graças a Deus que ainda há casamentos assim que passam por todas as intempéries da vida, sujeitos a todo tipo de provas e que apesar delas, continuam juntos, são companheiros, amigos, confidentes, cúmplices e sobretudo dependentes da graça de Deus!!!

PECULIARES
Enviado por PECULIARES em 29/05/2022
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T7526037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.