O que move o mundo?

Você pode achar que é o Mercado de Commodities, sexo, drogas, Rock and Roll e até o PIX. Tudo bem. Está valendo. Aparentemente, não há nada de errado com você. Você é apenas mais uma pessoa normal, e ser normal normal não é crime, apesar de ser contra o regulamento.

Tudo bem. Você é normal: acredita em Deus, no Divino Espírito Santo, na Santa Igreja Católica... Você é mais um normal que paga seus impostos em dia, dorme antes das 10h da noite e acredita que os últimos serão os primeiros... Muito bem, pode-se dize que você é também, e por tabela, um otimista.

Mas o que há de errado com os otimistas?

Se observar a distância, nada. Primeiramente, os otimistas não creem em derrota; em segundo lugar, não acreditam em vice-campeonato, em desistir. Apesar de não crer na existência de Deus, diria que são sujeitos divinos, alegres, expansivos. Mas olhando de perto, assim ao pé da olheira, diria que são utópicos, muito loucos.

Na verdade, insanos. Conheci um de vocês. Era um otimista nato. Eu falava "A vida é uma merda! Tristeza, feiura e dívidas". E meu amigo otimista e cristão replicava: "Deus te ama! Ele te reserva o melhor" Eu, descrente e ateu, contestava: "Se me ama, porque não me fez bonito e rico?" E ele silenciava.

Acho que ele, antes de mim, era o mais fiel ateu de todos.

Que Deus, em toda sua plena inexistência, seja louvado!!! Amém.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 28/05/2022
Código do texto: T7525879
Classificação de conteúdo: seguro