VIDA DIGITAL...

VIDA DIGITAL

A bússola da vida está apontando para direções digitais. As atividades rotineiras e outras nem tanto, estão levando a sociedade, para a busca de soluções e de ganhos com a comodidade de um simples clicar do smartfone ou do computador.

As distâncias aumentaram. Empresários se conectam e resolvem questões de consumo com rapidez e fluência. Estudantes se preparam on-line com a escola e de suas casas. Comportamentos comerciais, o fazem os indivíduos na aquisição de bens de consumo e os recebem a domicilio. Reuniões são marcadas e efetivadas em vídeos conferências. Missas podem ser assistidas on-line. Filmes podem ser vistos pela telinha do celular! Vídeos interessantes, culturais, violentos, familiares estão ao alcance de qualquer um eu domine a tecnologia digital dos celulares e computadores.

As redes sociais aproximaram as opiniões e as interagiram na mais diversificada rede de interação cultural. O mundo social não mais será o mesmo após o período pandêmico! Costumes e comportamentos, hábitos, perfis sociais, tudo mudou. Temos outro contorno de viver essa outra realidade tecnológica com o emprego da digitalidade. Os celulares estão nas mãos de todas as pessoas, quer sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. As formas e os modelos do pensar coletivo também sofreram mudanças. A rapidez com que os conceitos chegam às pessoas e promovem novas idéias, pensamentos, raciocínios, tomadas de decisões, sofrem alterações a cada instante.

O mercado ficou submisso ao que informam os sites especializados nas vendas e preços. Consultas médicas são marcadas conforme interesse do paciente. Pesquisas são procuradas e garimpadas no Google. Lives de entretenimento ou com outros interesses são promovidas com requintes de festas. Aplicativos como o Whatssapp põem cara a cara pessoas em conversas entre familiares, amigos ou negócios numa instantaneidade absurda!

A era digital trouxe enfim, uma grande vantagem às rotinas da vida social. A rapidez, a comodidade, as facilidades nos contatos, que antes demandavam mais tempo e dificuldades nos encontros e nas possibilidades, foram excluídos e deram lugar ao conforto, comodidade, agilidade, mais informações, aproximação, interação e globalidade nas relações sociais, nacionais e internacionais.

Outro aspecto importante a ressaltar é a possibilidade de arquivamento das informações nos “bancos de memória digital” possibilitando sempre que necessário sua consulta!

Fotos, textos, vídeos, lives, músicas, conversas, contatos, historias, lembretes, discursos, palestras, num contexto instantâneo e sem perda do tempo que hoje nos é exigido em todas as atividades humanas.

Certamente a vida atual e principalmente pós pandemia teve muito a ganhar com as vantagens inusitadas e proporcionadas pela situação da COVID19, uma vez que, trouxe agilidade, rapidez, fluidez, desembaraços, desburocratização, soluções, menos distanciamento, e mais aproximação ainda que virtual dos indivíduos. E todo esse processo é benéfico ao convívio popular, que, ainda sim, deve estar seguindo de uma forma mais ligth os protocolos da pandemia!

Jose Alfredo- jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 28/05/2022
Código do texto: T7525618
Classificação de conteúdo: seguro