Registro de Diálogo no Modo Viva - Voz

São Lourenço, terra das águas terapêuticas, sul de Minas Gerais, pandemia em sua versão mais contagiante do SARS-COV-2, fim de ano de 2021.

Por perceber a proximidade de atingir o ponto de ruptura de normalidade emocional, saí para caminhar até a praça central. A máscara parece que tira um pouco de nossa resistência e, ofegante, escolho local para sentar com segurança. Era a metade do percurso, descansaria, desistiria do percurso restante e voltaria para casa.

Como se presenteado, apesar de o Natal já ter sido comemorado, em isolamento total, senta-se bem próximo a mim homem iniciando a discagem para conversação por meio de seu celular, que após ser atendida, percebo estar no modo viva-voz.

Liguei as antenas, pois dali, poderia surgir material para crônica. E foi o que aconteceu.

Disse o senhor: o Jairo está? Responde voz feminina: olá Carlos, ele está no banho, pode telefonar daqui a uns cinco minutinhos. Espere, ele pede para levar o celular, pois ele já terminou.

Jairo – Olá Carlos, faz tempo. Quando vens ao Rio.

Carlos – Agora, ficou difícil, pois quem me hospedava mudou-se para o sul. Mas, te telefono, pois enviei mensagem de Natal, pelo “zapp”, e não respondeste. Aí, devido essa situação, fiquei preocupado.

Jairo – Sabes que, devido meu trabalho, recebo muitas mensagens e muitas delas não vejo. Mas fica tranquilo. Essa pandemia é muito mais balela do que realidade. O negócio é não ir para o hospital.

Carlos – Não entendi, pois os casos graves tem grandes probabilidades de morte.

Jairo – Aí que tu te enganas. Nos hospitais o interesse é que morras, pois a cada morte, vai às estatísticas e rende dinheiro. É como se o esquema gratificasse pelas mortes com COVID-19.

Carlos – Um primo meu estava hospitalizado, recebeu alta e parece que se recuperou muito bem. Mas agora vem as vacinas e a tendência é essa pandemia ser controlada.

Jairo – Te enganas, essas vacinas vêm para acabar de matar, tudo plano desses comunistas. Mas, não pensa que aquele comunista que venceu as eleições fraudulentas lá nos Estados Unidos vai tomar posse não. Tu verás o que vai acontecer no dia cinco ou seis de janeiro. Trump vai colocar uma lei marcial, e mostrar que sem aqueles montões de votos de mortos, aqueles votos fraudados, enviados pelos correios, os votos computados indevidamente, foi ele quem foi reeleito.

Carlos – Acho que estás fora da realidade. Não acredito que tenha um plano de vacinas para matar e nem que Trump vai dar e ser bem sucedido num golpe no paraíso da democracia.

Jairo – É meu amigo, a China comunista quer destruir os Estados Unidos, criou esse vírus em laboratório, e criou essa vacina veneno.

Carlos – Veja Jairo, a China é comunista no seu sistema políticos, mas capitalista no seu sistema econômico. Não acredito que tenha interesse em destruir os Estados Unidos, pois teria um prejuízo enorme, pois é uma das maiores credoras da dívida pública além de ter com eles grande volume de comércio. Outra coisa, se morrer tanta gente com essas vacinas assassinas, como dizes, o capitalismo vive de produção pelo trabalho, consumo e de crédito, seria o fim pois seria exterminado sua força de trabalho e seus consumidores. Seria o fim do império chinês, dos outros tigres asiáticos, dos europeus e dos Estados Unidos.

Jairo – Europa toda comunista. Aqui também, as universidades, a educação, os artistas, essa rede lixo ...

Carlos – Então não precisas te preocupar pois o comunismo já domina o mundo. O que não tem remédio, remediado está. Mas, acho que estás totalmente enganado. O domínio do mundo está nos que possuem capital financeiro, as grandes corporações bancárias; industriais, os que se desenvolveram em ciência, tecnologia e poder bélico.

Jairo – Tu é que estás cego e não enxergas o quanto o comunismo já domina. A BAND foi comprada pela China, até a RECORD já faz programação semelhante ao lixo das outras. Para mim, não assisto mais TV aberta. Eles estão destruindo todos nossos valores, infiltrados em tudo, até nas religiões.

Carlos – Então repito: não precisas te preocupar, pois se o comunismo já domina tudo, o mal já está feito e não tem remédio. Mas, antes de desligar quero te desejar a ti, a tua esposa e ao teu filho um 2021 com saúde, paz, muito trabalho, realizações e inspirações.

Jairo – Obrigado Carlos o mesmo para ti e tua família. Mas aguarda os acontecimentos quando verás a derrota dos comunistas Obama, Biden e aquela turma camuflada na sigla Democratas.

Bom observar que a conversa foi real, mas o texto não corresponde exatamente á realidade, pois não foi gravado e transcrito. A reprodução procurou guardar o sentido de trechos que mais impressionaram. Os nomes verdadeiros dos protagonistas foram substituídos por esses dois, escolhidos sem qualquer critério.

Outro ponto, dentro das tendências virginianas às justificativas: a crônica há muito, mais de ano, deveria ter sido postada, encontrei nas pastas-arquivos, enquanto procurava outro material pendente de publicação. Mas, como a polaridade insana continua crescente e presente, vale a publicação, como registro do contexto desses tempos de pandemia por virose e por essa outra endemia, causada pelo “polarum insanum”, que contagia por meio da relação passional, que cega.

ENDEREÇO RELACIONADO

POPULISMO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6930979

J Coelho
Enviado por J Coelho em 26/05/2022
Reeditado em 26/05/2022
Código do texto: T7524273
Classificação de conteúdo: seguro