CIDADE MARAVILHOSA

Cidade

Maravilhosa.

26mai22

Rio 40 graus, me lembro ainda da garota de Ipanema. De sua irreverência carioca que fazia a vida ficar mais leve. De suas praias Arpoador, Leblon, Copacabana, Ipanema e tantas outras. Terra inspiradora de poetas. De um Cristo Redentor que abria os braços para o mundo. Rio o que houve? O que fizeram de você minha velha Guanabara. Suas garotas hoje se tornaram soldados andando em garupas de cavalos de aço de 125cc e por não terem vida aplaudem a morte. Teus morros se tornaram territórios invioláveis legalmente, do tráfico. Já não és fonte inspiradora de teus poetas. "Escopeta de shortinho de algodão". Fernanda Abreu e seus parceiros já viam em 1992 o que se via sob seu sol e o que se escondia em tuas sombras. Hoje teu Cristo ergue os braços e sua inércia de concreto faz correr lágrimas pela face que abençoou tantas belezas. Saiam de seus morros, de suas praias, de suas esquinas, de seus estádios todos os organismos que como um câncer te destroem. Devolvam a tua beleza. Quero ver aquela coisa linda, mais cheia de graça, que vinha e que passava às vistas do poetinha. Devolvam o meu Rio. Devolvam o Rio do Brasil. Devolvam o Rio do Mundo. Rio quero te ver cidade maravilhosa.

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 26/05/2022
Código do texto: T7524098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.