Na sua transformação mais avançada, Sailor Moon mostra ser um anjo de luz: vejam suas grandes asas emplumadas.

 

Cosmos versus Caos: a última batalha de Sailor Moon

COSMOS VERSUS CAOS: A ÚLTIMA BATALHA DE SAILOR MOON

Miguel Carqueija

 

A Toei anunciou, em 28 de abril de 2022, o lançamento, no verão de 2023 (no hemisfério norte, ou seja, entre junho e setembro), do épico duplo de animação “Sailor Moon Cosmos”, que se baseia no quinto e último arco do mangá de Naoko Takeushi, que foi publicado ao longo da década de 1990: o arco “Estrelas”.

Também na década de 90 foi produzido um seriado de animação de Sailor Moon com adaptação, em cinco temporadas, de todos os arcos do mangá, mas com liberdades amplas no roteiro. Na década passada, porém, a Toei começou a produzir um novo seriado de animação, “Sailor Moon Crystal”, mais próximo do mangá; assim foram realizados três temporadas, cada uma com 13 episódios, totalizando 39, com os três primeiros arcos da história original. Para o quarto arco, “Sonhos”, resolveram produzir um épico duplo, ou seja, com dois desenhos longos, “Sailor Moon Eternal”, partes 1 e 2. Agora deverá vir a adaptação do quinto arco, pela primeira vez em longa-metragem para o cinema (ou plataformas, como hoje existem).

O novo filme não deve estar finalizado, mas algumas imagens foram liberadas para o youtube. Quanto ao significado, é preciso entender o aspecto filosófico. Cosmos significa a ordem, a harmonia universal, e Caos é o oposto, a desordem.

 

Vestida de ouro, possuída pelo demônio do Caos, Galáxia anseia pelo domínio do universo e odeia Sailor Moon.

 

Num passado distante, a Sailor Galáxia, em tese a mais poderosa das “sailors” planetárias, perverteu-se e foi possuída pelo demônio do Caos (que pode ser outro nome de Satã) e renegou seu título de “sailor”. E chegou a lançar sua semente estelar (que todas as “sailors” possuem) pelo universo. Galáxia, que parece uma rainha egípcia, veste-se com adereços de ouro e dirige uma organização maligna intitulada a “Sombra Galática”, que assola a Via Láctea, até matando guerreiras “sailors” e as substituindo por falsas “sailors”.

Mas o objetivo maior de Galáxia é Sailor Moon. Galáxia, talvez arrependida por haver jogado fora sua semente estelar, ambiciona a de Sailor Moon, que é a mais luminosa do universo. Detalhe curioso é que embora Galáxia espalhe as trevas pela Via Láctea, ela ama a luz, mas de forma egoísta, ou seja, só para ela: “Somente eu tenho o direito de brilhar”. E Galáxia deseja também se apossar do Sagrado Cristal de Prata, portado por Usagi Tsukino, a Sailor Moon.

 

O confronto que decidirá o destino da Terra: Sailor Moon (a ordem divina) versus Galáxia (o caos diabólico): algo a ver com a grande guerra espiritual que hoje se trava no mundo real. Os símbolos estão bem claros.

 

Assim, o conflito é emblemático. Sailor Moon representa o Cosmos, ou seja, a ordem divina; Galáxia simboliza o Caos, a desordem demoníaca. A Princesa da Lua Branca irá defrontar a mais difícil luta de sua vida, a mais terrível das adversárias. Dois conceitos totalmente opostos estarão em confronto: o Bem contra o Mal, a Luz contra as Trevas, ou, como definido nesta história, o Cosmos contra o Caos.

E esta é a luta de toda a humanidade, pois cada um de nós deve escolher entre Cosmos e Caos, entre Deus e o diabo.

E o confronto entre as duas personagens parece desigual, com menos chance para Sailor Moon. Isso porque Galáxia quer matar Sailor Moon, enquanto Sailor Moon, que age movida pela luz e pelo amor, deseja purificar Galáxia em vez de matá-la.

Embora a história já tenha sido contada em quadrinhos e desenhos de tv, é a primeira vez que chega ao cinema, e tudo indica que será uma obra majestosa, superior ao seriado dos anos 90. A animação, sem dúvida, está mais avançada.

E o mais impressionante é que o caos realmente invadiu o mundo. O mangá é da década de 90, e em 2001, no tétrico dia 11 de novembro, o caos chegou na Terra e vem se alastrando de lá para cá, como qualquer pessoa pode constatar pelo noticiário diário. Se bem que, ao longo dos séculos, o caos sempre tentou se espalhar na humanidade. Agora, porém, a humanidade da vida real parece mesmo estar na hora mais crítica da História, no confronto decisivo entre Cosmos e Caos.

Terá Naoko Takeushi, que é sacerdotisa xintoísta, dons premonitórios? E há várias razões para pensar assim, pois no mangá original também aparece o buraco negro central da Via Láctea, agora revelado, e que deverá ser mostrado também no novo filme.

Vamos aguardar.

 

Rio de Janeiro, 23 e 24 de maio de 2022.

 

Anjo versus demônio: a batalha decisiva entre a Luz e as Trevas.

 

(a primeira imagem é do filme em preparo, "Sailor Moon Cosmos"; as imagens 2 e 4 são do seriado da década de 90; a terceira é do mangá de Naoko Takeushi)