Enrolando Lero

Quando eu estava fazendo estágio obrigatório do curso de Letras, quis inovar e ensinar às crianças como se orientar em determinado espaço usando os pontos cardeais. Houve um estranhamento inicial:

- Professor, o que é ponto cardeal? - perguntou uma pirralha. Pela cara dos seus colegas, parecia que eu falei de Física Quântica. Fiz de conta que era surdo. E na verdade, estou ficando.

- Bem, crianças, vou ensinar a vocês como a professora de Geografia me ensinou a identificar os pontos cardeais quando eu tinha a idade de vocês.

- Mas professor, isso foi a cem anos atrás. Além do mais a sua aula é de Português!

Sinalizei, em Libras, que era surdo.

- Professor, o senhor é surdo, e não, mudo. Pode falar - me disse, em Libras, uma aluna muda, mas não, surda.

- Então, garotos, é fácil usar os pontos cardeais. A técnica é a seguinte: fiquem de frente para onde o Sol nasce. Balancem a cabeça pra frente: é o Leste; joguem a cabeça pra trás: é o Oeste; inclinem a cabeça pro lado esquerdo: é o Norte; inclinem a cabeça pro lado direito: é o Sul.

- Professor, e se tiver chovendo?

- Professor, e se tiver eclipse na hora do sol nascer?

- Professor, pra que serve isso além de deixar a gente com dor no pescoço?

Esses alunos de hoje são o cão chupando manga. Respondi a última pergunta:

- Não faço a menor ideia pra que serve, mas foi assim que aprendi e deve servir pra alguma coisa!

- Professor, não é mais fácil usar o Facebook?

- Como assim?

- A minha mãe localizou o meu pai num motel pelo Facebook. Ele postou uma foto antiga dizendo que estava na igreja, mas o GPS no celular dele mostrou que ele estava num motel.

Essas crianças têm cada ideia! Mudei o foco:

- Bem, vamos à aula! A ordem dos tratores não altera o viaduto.

- Professor, sua aula é de Português e Literatura! Isso é Matemática!

Professor soooofre!!!