A PAZ

A PAZ

Como definir a Paz?

Que palavras poderia dizer para expressar o verdadeiro sentido da Paz?

Talvez não existam vocábulos que possam expressar o significado desse sentimento. Certamente é algo que só se pode entender por figuras ou comparações

Vejo-me num lago azul, de aguas serenas e tranquilas, sob um sol tépido, uma brisa amena, meu bote ao centro, com uma vara de pescar estendida sobre a superfície espelhada, distanciado do mundo e de suas preocupações, o pensamento solto no espaço sem fim. Isso é Paz?

Estou deitado na verde relva, acariciado por uma aragem refrescante, a noite se projetando, madrugada a dentro, o Céu engalanado, a lua, com sua cor argêntea, prateando a escuridão, as estrelas, qual séquito astral, encravadas no manto azul-púrpura, envolvendo a rainha, e meus sonhos e devaneios mergulhando fundo na imaginação, levando -me a mundos encantados. Será Paz?

Do alto da montanha, olhando o mundo pequenino lá embaixo, qual águia levada às alturas, acima do bem e do mal, presencio o fim da madrugada, o astro da noite empalidecendo, enquanto o Rei Sol, disco de ouro resplandecente, vem surgindo, majestoso e imenso, doirando a escuridão e apresentando o maior espetáculo da terra e me sinto imortal por alguns instantes. O que sinto é Paz?

A claridade vai se espalhando pela terra e eu, lá do alto, percebo as florestas verdejantes e os rios e vales se espreguiçando sob o sol ameno da manhã, enquanto os pássaros, em bandos, levantam vôo de seus ninhos noturnos, planando suavemente no Céu azulado. É uma cena de Paz?

Pelos parques, passeiam de mãos dadas e olhares meigos, casais de namorados, alheios ao mundo; jovens mães, com seus bebês ao colo, andam felizes e sonhando um mundo paradisíaco para seus filhos; crianças alegres e saltitantes correm à volta, subindo nas árvores e balançando nos brinquedos, ignorando qualquer coisa que não seja a alegria. É um retrato de Paz?

São seis horas da tarde. Um tinir de sino ecoa pelo espaço e logo outro e mais outro, trazendo a todos uma doce e nostálgica melancolia. As pessoas erguem os olhos ao Céu, que começa a pintar a noite, e, numa súplice e sincera oração, agradecem ao Criador o dom da vida, sentindo-se parte dessa imensa aquarela, da qual Deus é o Artista Supremo. Certamente, isso é Paz.

A Paz é um sentimento, um lugar, um estado de espirito, uma abstração da dura realidade, enfim, um Dom de Deus para os homens e mulheres de boa vontade.

Y

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 22/05/2022
Código do texto: T7521167
Classificação de conteúdo: seguro