DIÁRIO DE UMA PANDEMIA (Dia 17; Dia 18)

Dia 17

28 de junho de 2026

Já se passaram mais de trinta dias desde que voltei de Brasília.

E o presidente também já retornou da China.

O noticiário internacional, hoje novamente, trouxe notícias alarmantes a respeito de uma nova enfermidade, aparentemente surgida numa província no interior da China.

É uma virose, dizem os jornais, numa linguagem do senso comum.

Dizem que ela está relacionada com o hábito alimentar dos chineses.

Mas ainda se sabe muito pouco a respeito disso.

Essa é a vantagem de ser um anônimo.

Ninguém vêm me importunar com perguntas…. e não preciso dizer que não sei a origem do mal que sei onde nasceu!

Dia 18

15 de julho de 2026

Depois de uma semana, consegui informações dos meus contatos na China.

Novamente os noticiários falando de um surto no interior do país.

Meus amigos da Universidade de Pequim me disseram que estão enfrentando alguns problemas com um novo vírus.

Os noticiários falam de um vírus bastante contagioso

Meus ex-alunos, da pós-graduação, hoje na Universidade de Pequim, estão enfrentando um vírus de ação imprevisível, mas já perceberam que ataca principalmente o sistema respiratório.

As noticias falam de algumas mortes provocadas por um vírus desconhecido até recentemente. Uma nova variedade ou uma mutação de uma espécie já conhecida? é a pergunta que se fazem…

Os pesquisadores chineses estão falando que se trata de um vírus mais especializado. Altamente contagioso, resistente e transmissível por contato direto e pelas vias aéreas.

Um dos meus alunos, da Universidade de Pequim, me chamou para que eu vá ajudá-los no estudo do novo vírus que os está preocupando.

Claro que disse que não posso…

Minha vizinha está me chamando na porta da frente!