QUEM BATE? É O FRIO

Quem bate? É o frio

(Vento Lusitano)

“{Quem bate?} {É o frio.} {Não adianta bater que eu não deixo você entrar.} {As casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar.} {Eu vou comprar flanelas} {Lãs e cobertores eu vou comprar.} {Nas Casas Pernambucanas} {E nem vou sentir o inverno passar.”}. Quem tem mais de 40 se lembra do clássico comercial das Casas Pernambucanas, o jingle marcou época. Quando se ouvia a propaganda era sinal que o inverno estava batendo à porta. Hoje se ouve com mais intensidade os meteorologistas, na última semana acertaram a previsão.

Aqui, agora, 3º Graus Celsius, às 06horas estava 0,5°. A geada deixou tudo branquinho. Digito com os dedos encarangado

com movimentos prejudicado pelo frio. Mas a verdade é que apesar dos problemas que o frio trás consigo, em minha região é fonte de renda. Creio ser a região do Paraná onde mais se vende pinhão. Na Rodovia PRC 280, próximo dos dois acessos à cidade, muitas são as barracas de venda de pinhão. A geração de emprego informal se divide entre os que tiram as pinhas das araucárias, os que as revendem o pinhão no varejo e, ainda, os atravessadores que levam o pinhão para outros estados. Não parece mais a movimentação econômica é expressiva, muitas famílias por alguns meses (de março a julho) sobrevivem do pinhão.

Infelizmente, vez que outra, quando da retirada das pinhas, ocorre acidentes, alguns fatais. As araucárias são altas, podem medir de 20 a 40 metros de altura, tronco cilíndrico e reto; sua espessura pode variar de 90 a 180 cm, com uma casca grossa (com até 10 cm de espessura). Alguns nelas sobem usando esporas, garras, e com as mãos seguram cordas que circulam a araucária. Outros amarram uma linha de pescar em um parafuso e o lançam para passar sobre os galhos da araucária, depois puxam o fio onde em sua ponta está seguro uma corda. Posteriormente a pessoa é alçada por outros até os galhos da araucária. Uma vez em cima se retira as pinhas com um bambu. Cada pinha pode ter mais de 100 pinhões.

Na cidade de Castro, no Paraná, do alto dos seus 46 metros, está o maior exemplar de araucária do Paraná nasceu antes do descobrimento do Brasil, - estima-se que tenha 800 anos – e resistiu à exploração desenfreada das madeireiras e ao agronegócio.

A araucária é o único pinheiro nativo do Brasil, ela é vista ao longe. Curitiba é uma palavra de origem Guarani (Kur yt yba) que significa grande quantidade de pinheiros, razão do nome. A araucária tem postura imponente, do alto sempre está como que vigiando nosso querido e amado PARANÁ.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 20/05/2022
Código do texto: T7520176
Classificação de conteúdo: seguro