LIÇÃO DE PÁSCOA

Prof. Antônio de Oliveira

“A alma de um povo define-se bem a si mesma pelos heróis que ela escolhe para amar e para cercar de lenda”, escreveu Eça de Queirós. Em alemão, alma de um povo corresponde a Volksgeist, espírito do povo. Sua exuberância revela a possibilidade de unidade na diversidade. Também se diz esprit de corps, em francês

Seria Tiradentes a personificação de um desses heróis nacionais, capaz de aglutinar uma alma coletiva? De Tiradentes aos nossos dias, tantas páscoas se passaram, tantas oportunidades... Passagens se abriram antecipadamente comemoradas. Dentre os sonhos dos Inconfidentes, uma república brasileira livre e a abolição da escravatura. Ícone desse movimento, Tiradentes, Alferes da Cavalaria de Villa Rica, homenageado no dia 21 e , em 2022, Páscoa no dia 17 de abril.

Quanto a uma república livre, até hoje não conseguimos abolir a miséria, melhorar satisfatoriamente o nível de escolaridade de todos os brasileiros e eliminar os privilégios. Aliás, segundo o comediógrafo e ator francês Molière: Por isso privilegiados não se mancam ou fazem de conta que não é com eles: “Les gens de qualité savent tout sans avoir jamais rien apprris.”

A propósito, existe curiosa versão para a origem da expressão cara de pau. É do meu tempo o uso de bondes em Belo Horizonte e em outras metrópoles. Pra variar, costumavam funcionar lotados. Assim, idosos e portadores de alguma necessidade especial que não tinham prioridade por lei, mas por gentileza do “primi occupantis”, primeiro ocupante, podiam comparar a cara de quem estivesse sentado com a mesma indiferença do banco de pau, de madeira. É comigo?!...

É Páscoa! ´Época de mudança. Época de gentileza urbana. De passagem, de renovação, de adeus à covid-19. Páscoa! Não deixemos o bonde da história passar...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 19/05/2022
Código do texto: T7519583
Classificação de conteúdo: seguro