Cidadania já para não chorar depois
Cidadania é Princípio Fundamental da Constituição da República Federativa do Brasil, estando logo prevista no artigo 1° da referida Carta, possuindo ligação umbilical com a Democracia.
Ademais pode ser entendida como condição de cidadão, isto é por ela nos são atribuídos nossos direitos e obrigações. Muito bem, o que quero alertar aqui se refere a uma verdade minha que é: não estou exercendo a cidadania, haja vista que não ando valorizando meu poder de voto e tal fato deocorre porque somente hoje percebi que não tinha a menor ideia da composição dos integrantes do Legislativo Municipal e Estadual.
Nesse contexto observei que a maioria dos meus representantes eleitos nos dois entes federados mencionados acima, na realidade não me representam, ou seja, a maioria defende ideias muito distantes da minha; são conduzidos por partidos que visivelmente abocanham vantajadas fatias do fundo eleitoral partidário para não fazerem leis que realmente estabeleçam a diferença dentre as demandas da sociedade.
Como eu de minha própria fé, sempre deixei de escolher membros do Legislativo, talvez por não me importar ou não ter candidato, mas participando ativamente pela escolha do Executivo; e isso me fez refletir que não estou contribuindo com meu país. Não posso deixar de lado e ao relento o voto de algum candidato ao poder de legislar, porque assim como os outros dois poderes da República formam a tríade que garantem nossa liberdade e democracia.
Por fim, espero que esta reflexão seja levada àqueles que ainda ignoram a escollha dos candidatos a cargos eletivos.
Romualdo Santos do Paço, advogado defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP