FRIO “CONGELANTE” ... 16h32min.
As temperaturas na região sul caíram bruscamente, em nossa cidade 4 graus, porém, a sensação térmica é quase de 0 graus, e olha que ainda estamos em outono, e falta um pouco mais de um mês para começar o inverno. Em tais circunstância um banho é um ato de “heroísmo”.
Este clima nos faz lembrar de 17 de julho de 1975, quando nevou em Curitiba, se não estou engando era uma quinta feira, era um pouco mais de sete horas da manhã, este que no futuro seria nosso genro, Luiz, bateu na janela do nosso quarto para nos alertar sobre a neve...
Flocos brancos caiam suavemente em tudo, tornando a paisagem cada vez mais branca. No levantamos e fomos trabalhar, naquela época o nosso, vizinho Luiz trabalhava em nossa pequena empresa.
A neve foi “generosa”, pois se repetiu por duas vezes, para os que não viram, era perto de meio dia, quando terminávamos de atender um cliente da Farmácia Confiança, hoje de saudosa memória, começou tudo de novo, voltamos para casa com toda cautela, pois o fenômeno climático se repetiu novamente por mais de uma hora...
Os filmes para as máquinas fotográficas se esgotaram rapidamente, pois todo mundo queria guardar imagens da neve, que era caso raro em nossa cidade, a anterior foi em 1928...
De quinta para sexta, em cima da neve caiu a “geada negra”, com um frio fora dos parâmetros da normalidade, pela manhã, pegamos a chaleira para tirar água da torneira para fazer o café, não saiu uma gota, pois os canos e a caixa d´água viraram uma “pedra” de gelo...
Nem tudo foram “flores”, a tal da “geada Negra”, dizimou os cafezais do Paraná, cuja produção era uma das maiores do país e do mundo. Foi um fenômeno climático inesperado, que afetou a economia do nosso estado, que teve, as duras penas, fazer um novo recomeço, em que o café não teria mais destaque... *
Com este frio antecipado de inverno, nos vem à tona estas lembranças, pois este frio “congelante” leva a isto... 16h58min.
Curitiba, 18 de maio de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul
*Jayme Canet Junior, empresário, indicado pelo governo militar e referendado pela Assembleia Estadual, havia tomado posse em 15 de março de 1975, quando quatro meses depois, estava diante de uma crise sem precedentes, mas com muito esforço de denodo soube superar...
https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman
mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail,com