MACTUB... O PASSADO DE VOLTA !

MACTUB... O PASSADO DE VOLTA !

"O orçamento de secreto não tem

nada. É votado, debatido, discutido,

é publicado". - FERNANDO BEZERRA

(líder do Governo, no Senado - 5/2021)

Quem quer falar de Política tem ao menos que se informar, a não ser que queira "fazer política(gem)" da pior forma possível, cego aos fatos, mero "torcedor" de time ou "fanático" religioso, do tipo que não quer ver a verdade. Faz 1 ANO que o Supremo exigiu a lista dos que foram "contemplados" com as benesses de um "presidente" que iria "acabar com a velha Política", não iria ceder às pressões do indigno "Centrão", 'bando de ladrões". Mentiroso como sempre foi, Bolsonaro deixou aos senadores o peso de esclarece quem recebeu (e quanto) para VOTAR segundo os interesses da Presidência, mera "compra de voto" que o PT do "mensalão" já fazia... menos Dilma, que "dançou" por isolar-se.

Houve 2 senadores que negaram ter recebido... e mentiram. Outros 20 se recusaram a responder à Imprensa e, quem o fez, alegou se tratar de "documentos sigilosos", tacharam de "abuso no direito de acesso a informação" e que a publicação dos valores recebidos "geraria especulações que poderão resultar em ataques á sua honra, a de seus familiares e a do Senado Federal". Um senador, coronel por patente ou sobrenome, foi além: o sigilo "é uma estratégia política de relacionamento". (?!) Fim da MSG !

Em reportagem de página inteira, aqui no Pará, sobre as ONGs locais, seus desvios de dinheiro e malversação de verbas públicas -- isso já faz uns 15 ou 20 anos -- concluiu-seque os 4 BILHÕES e tantos doados "a fundo perdido" para mais de 100 entidades foram um dinheiro mal gasto, pelos pífios resultados apresentados. Por trás de cada verba recebida há um deputado (ou senador) que aufere ganhos políticos (para ficar só nesses) com isso,, embora NÃO FISCALIZE nem se importe com o (mau) uso da fortuna empregada "nessa ESTRATÉGIA de relacionamento" entre prefeituras, entidades e o tal político. O Supremo faria melhor verificando como foram empregadas tais quantias, isso se realmente o foram.Aqui no Pará, já lá se vão 5 ou 6 anos, um deputado federal dos mais indignos recebeu verba para cursos diversos e um festival esportivo em cidade do interior, seu reduto eleitoral. Não fez coisa nenhuma, mas foram denúncias do povo iludido que revelaram a tramóia ! Não há acompanhamento DO USO de tais quantias, o político faz SE QUISER, é do interesse dele construir algo e, "por tabela" DIVULGAR o Governo Federal. A maior parte de tais obras "arrasta-se" por anos, aguardando "ADITAMENTOS" na tentativa de obter mais dinheiro inútil.

"Finalmente o Brasil virou a Venezuela", escreve "Macaco Simão, o esculhambador-geral da República", em 1º de março de 2020, um domingo, no Diário do Pará (pag. 10, cad. "Você"): "Bolsonaro compartilha vídeo convocando para ato a favor de si próprio e CONTRA o Congresso. Tipo Maduro"! Sim, esse mesmo Congresso "que o abraça" agora e que, desde antes de Cunha ou Maia, teria defenestrado essa "praga maldita' da vida pública -- por uma série enorme de delitos -- se o Brasil já não fosse uma... Venezuela ! Para um povo sem memória recorro a meu magro arquivo sobre o fatídico ano 2017 de Michel ("alguém te viu" ?!) Temer e seu Ministro da Justiça, um certo "Xandão". Temendo ser julgado pelo Supremo, o "boca-mole" pedia que Alexandre de Moraes -- na nota "Calma nessa hora" -- "se contenha nas críticas ao Judiciário, em especial aos integrantes do STF". (in rev. ÉPOCA, 16/jan. 2017).

Ainda deste ano, dois dossiês em forma de revistas: "As vozes da Ditadura", da revista ÉPOCA (nº 996, de 24/07/2017) e o "Ameaça Bolsonaro", da VEJA nº 2551, de 11/jan. 2017... 2 documentos históricos que deviam estar em cada escola deste país, todas elas. Em um, lembra-nos que o "Regime-maravilha" tinha um Tribunal (STM) onde seus Ministros ignoravam a Lei nos julgamentos e as evidências de tortura no rosto e corpo dos réus eram motivo de chacota. No outro dossiê, breve "biografia" do rapazote que viva a "caçar passarinhos com espingarda de chumbo" e (...) falar mal do comunismo". (pag. 47) Se dizia "ignorante de Economia" e -- segundo o pai" "era DOIDO, um exagerado". (pag. 48) Nesse fatídico 2017 durante o qual êle foi condenado duas vezes por incentivar estupro e pro declarações racistas, escreveria em seu espaço no Twitter: "Não se faz democracia comprando votos e aceitando corrupção por governabilidade". (?!) E completa, cinicamente: "Reagir a isso é obrigação de qualquer civil ou MILITAR", assim mesmo, com maiúsculas. (tweet de 18/09/2017, 10.423 curtidas)

Em seus depoimentos, diversos sociólogos e cientistas sociais PREVÊEM o inevitável:

"Bolsonaro é contra todo o ideário que edifica uma democracia sólida (...) (Ricardo Sennes) *** "um presidente isolado com o perfil de Bolsonaro pode tentar apelar diretamente ao povo, por cima das instituições de mediação democráticas, como vimos acontecer em outros países". (Demétrio Magnoli) *** Diz Maurício Santoro, da UERJ: "O discurso agressivo de Bolsonaro (...) faz sucesso entre uma camada de eleitores, mas talvez só ajude a radicalizar ainda mais o ambiente político. (...) Ele provavelmente não hesitaria em promover discursos de ódio contra adversários ideológicos, o que pode ter consequências nefastas num país que já é muito violento". (rev. VEJA 2551, 11/out. 2017) *** MACTUB... estava escrito no Destino de nossa Nação esse "messias" !!!

Para os "curtos de memória" que ainda acreditam "no milagre econômico" dos "anos de chumbo" -- com a batuta da Economia nas gordas mãos de Delfim Neto -- que favoreceu a classe média da época, nos diz Bóris Fausto: " Os salários do trabalhadores de baixa qualificação foram comprimidos"... mas as famílias sentiam menos os efeitos da inflação desenfreada porque vários de seus membros tinham trabalho, mesmo ganhando pouco. Ainda assim, "tomando-se como 100 o índice do salário mínimo de janeiro de 1959, êle caíra para 39 em janeiro de 1973". (in "História do Brasil", pag. 487) Nos tempos do Brasil da Ditadura... "a Venezuela ía muito bem, obrigado"! Tinha o maior PIB per capita da América do Sul e estava entre as 4 Nações MAIS RICAS do Mundo, graças ao seu petróleo.

Bastaram 2 GENERAIS -- santa coincidência, Batman ! -- para transformá-la num... num BRASIL ! De 1999 para cá Hugo Chaves e Nicolás Maduro "fizeram sua parte" e nosso "vicino" tem hoje 9 ENTRE 10 venezuelanos na "linha da pobreza" e até abaixo dela... quanta diferença do gigante Brasil, não é mesmo ?! Chaves distribuiu em 2008 cem mil fuzis para sua milícia. Em 2017 foi a vez de Maduro armar outros 500 mil. (...) Os militares venezuelanos, que dão suporte a Maduro no poder, controlam 14 dos 32 ministérios, além de gerir a PDVSA, a estatal de petróleo, de onde saí toda a grana do país". (rev. SUPERInteressante, nº 400, março/2019) Mas, esqueçamos a Venezuela, TÃO DIFERENTE (?!) do Brasil de hoje !!!

Você que NADA VIU na Ditadura -- que censurou 345 NOVELAS, entre 1964 e 1985 (jornal AMAZÔNIA, cad. TEVÊ especial, de 30/março 2014, pags 1 a 7) -- e vê em Bolsonaro um MITO (?!) já aceitou seu argumento de que venceu no primeiro turno o pleito de 2018, mas ainda não pensou como isso seria possível. Teríamos MILHARES de urnas em CENTENAS de cidades todas elas "preparadas" para "extornar" votos a favor de F. Haddad... então, porque este não venceu ?! "Roubou-se" pouco ?! Tal argumento tem um propósito secreto, em tempos em que TUDO agora é secreto: a "trapaça" deu-se na "sala secreta" (epa!) do TSE, a da totalização dos votos. Então, porque o PT não venceu ?!, com o Tribunal "atuando em seu favor"... é a "conclusão" que se tira !!!

Qualquer iniciante de Informática (TI) aprende que a "saída de USB" serve também COMO ENTRADA de dados. Logo, o tal "CABO" citado atualmente, nas mãos de um "cracker ou hacker" atuará da mesma forma... é tudo com que SONHAM as forças "armadas ou desarmadas" dos golpistas de plantão. Quem viver, verá !

"NATO" AZEVEDO (em 17/maio de 2022, 8hs)

*******

OBS: segundo depoimento do pres. ERNESTO GEISEL (em suas memórias), um certo deputado Bolsonaro "já falava em golpe" NOS ANOS 90"! Conforme trecho citado pelo jornalista Ruy Castro, recentemente, na Folha; "Neste momento, há muitos dizendo: 'Temos que dar um golpe! Temos que voltar à ditadura militar"! E não é só o Bolsonaro, não. [..] Não contemos o Bolsonaro, porque o Bolsonaro é um caso completamente fora do normal, inclusive um mau militar." Geisel declarou isso em 1993. (in "EXÉRCITO SOBRE BOLSONARO", jornal Diário do Pará, de 12/maio 2022, pag. B10)

***********

Abaixo, breve trecho da extensa tese de NÁDIA SOUKI, in "HANNAH ARENDT E A BANALIDADE DO MAL", publicado pela editora UFMG, em 1998:

"Para Kant. o homem deve superar o estado do mal, e esse dever é concretizado como um dever de todos e não apenas pelo esforço de um indivíduo, Sem o esforço de todos não existe autêntica possibilidade de superação do mal. Esse dever, portanto, é especial, não de homens diante de homens, mas do gênero humano diante de si mesmo. (...) Dentro dessa interpretação, a doutrina do mal radical pode oferecer uma estrutura de acolhimento a novas figuras de alienação, distintas da ilusão especulativa ou do desejo de consolo. (...) Para se pensar o surgimento de fenômenos históricos inteiramente novos que revelaram formas inéditas de violência política, é necessário questionar acerca do mal e do homem, precisamente em sua faculdade de criar regras para si mesmo. (...) O fenômeno totalitário revelou que não existem limites às deformações da natureza humana e que a organização burocrática de massas, baseada NO TERROR e nas ideologias, criou novas formas de governo e dominação, cuja perversidade não se pode medir". (pags 29 a 33)