O APÓS A PANDEMIA...

O MUNDO APÓS A PANDEMIA

Certamente a vida mudou bastante com o advento da Pandemia da COVID19, que alterou conceitos, preceitos, comportamentos, políticas, economias, enfim, a chave foi mudada e outras tensões sugiram nas rotinas humanas.

Começo pelas relações sociais dentro das famílias com o confinamento do lockdown. A preocupação entre pais e filhos e demais membros, uns policiando os outros, nas medidas protocolares (uso de máscaras, higienização das mãos, prescrições à mesa, e, porque não, a desconfiança em que outros membros da família descumpram as regras e ponham em risco a prole!

Do lado externo às famílias, os ajuntamentos e aglomerações das pessoas nas Missas, cinemas, campos de futebol, eventos públicos, bares e restaurantes, procissões religiosas, aviões, coletivos, e grande concentrações de indivíduos, trouxeram preocupações desmedidas a todos, uma vez que os cuidados de um teriam que ser os cuidados de todos, quanto ao protocolo, decantado e divulgado até em excesso pelas mídias...

Por outro lado, a pandemia, alterou profundamente as relações comerciais e os movimentos da economia. Lojas regulando a entrada de clientes causaram desconfortos às pessoas pela “espera” em ser atendidas... A plenitude da economia foi demasiadamente abalada pela diminuição dos movimentos da importação e exportação... A geopolítica colocou em oposição à China com os demais países dos blocos europeus, latinos e asiáticos gerando hostilidades entre as maiores potências econômicas como USA, Rússia, Alemanha, Inglaterra, Israel, Japão, países como o Brasil e os países da Ásia.

As relações diplomáticas sofreram desequilíbrios nas suas pautas de negociações. As políticas de governos encontraram na Pandemia entraves nos mercados e as questões políticas recrudesceram os ânimos com discórdias e dissonâncias na diplomacia internacional, principalmente entre a China, Rússia e USA.

Mas o evento de maior impacto na sociedade mundial foi a surgimento da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, por questões de geopolítica mal resolvida e com componentes ideológicos de difícil solução, ainda que não decorrente dos malefícios da pandemia!

Aqui no Brasil, o governo teve e tem que carregar pesado fardo das consequências pandêmicas ombreando essa cruz por conta também da preparação das eleições, que se aproximam! E a pandemia está sendo uma ferramenta mal utilizada pelos algozes do governo Bolsonaro, com ataques sistemáticos e estratégicos gerados pelas mídias, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal Eleitoral, e alguns Governadores de Estados, além de setores da elite intelectual do pais (Universidades, Sindicalismos, Professores, artistas, Escritores, produtores editoriais)...

Então, o mundo após a pandemia jamais será o mesmo! Mudanças comportamentais de pessoas físicas e jurídicas se alteraram... O distanciamento entre os indivíduos acentuou a ausência de trocas de ideias e de conversas de algum proveito e edificação social... Os celulares com as redes sociais se avolumaram com as imagens pelo Whatsapp, Facebook, Instagram mantendo contatos distantes numa profusão de imagens, vídeos e áudios acentuando dessa maneira, as práticas entre os jovens, principalmente.

A educação se alterou. Aulas on-line puseram alunos e professores separados pela telinha numa meia integração, limitadas pelas imagens uns dos outros! Tarefas impostas pelos mestres aos alunos, que as exercitavam e davam o retorno nas aulas seguintes.

Porém, um componente, que persegue até os dias de hoje, com acentuado relaxamento das medidas protocolares, é o contágio do COVID19 e consequente o MEDO da morte, que tem assolado ainda muitas pessoas, ainda que vacinadas até pela 4ª vez.

Outro aspecto que muda radicalmente os procedimentos das pessoas são aquelas que possuem alguma “COMORBIDADES” (Arritmias cardíacas, Cardiopatia hipertensiva, Diabetes mellitus, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica), entre outras, e são impedidas de se vacinarem!

Um divisor de águas mudou radicalmente a humanidade e seus comportamentos, relações internacionais, condutas políticas, economias, geopolíticas, educação e cultura, esportes, artes, religiosidade, enfim, não somos mais os mesmos!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 14/05/2022
Reeditado em 14/05/2022
Código do texto: T7516241
Classificação de conteúdo: seguro