JOVENS...

JOVENS SEM RELIGIÃO

Mais de 50% da juventude não professam nenhuma religião. Não frequentam nenhuma Igreja. Vivem sob um indiferentismo por conta de suas idolatrias (bebidas, clubes, amigos, baladas, namoradas, celulares, passeios e outros tantos motivos de confortos que a vida moderna pode oferecer).

Certamente os pais desses jovens afastados da fé e da religiosidade, dão péssimos exemplos nos quais eles “os filhos” seguem! A maioria, ficou pelos caminhos do Batismo e/ou da primeira comunhão. Não rezam, não conhecem a intimidade com Jesus, Nossa Senhora, os Anjos e os Santos de Deus.

Nem sabem que lhes foi dado um “PATRIMÔNIO DIVINO” (Pai, Filho, Espírito Santo, Nossa Senhora, Anjos e Arcanjos e os Santos de Deus), dentro do qual, aprimoramos a fé, a esperança e a caridade da sua salvação!

Por conta da modernidade e sob o escopo do consumismo (modismos, modernismos, das posses, da sensualidade, das bebidas, das noitadas, das madrugadas, e, sobretudo das drogas), mais de 50% da juventude vive afastada de Deus e se aproxima cada vez mais das armadilhas do demônio!

As coisas da Igreja, para eles são cafonices, que não merecem ser observadas. Os jovens a começar pelo desprezo de suas famílias, agora desprezam também a Igreja e por consequência a sua fé e os valores religiosos que tão bem ordenam as atividades da vida!

Deduz-se com isso, que, a Igreja doravante vai se esvaziando. Ela vai ficando apenas para os idosos, que a celebram nos seus cultos e a valorizam com seus sacramentos, principalmente o da Eucaristia (A Santa Missa). Observa0se que o jovem não tolera ser controlado e ter compromissos com a IGREJA! Pois, ser cristão autêntico é assumir os compromissos inerentes às missões que todos os “batizados” estão sujeitos!

Todo o cristão deve honrar o seu “Batismo” como uma testemunha de sua pertença à Igreja e como filho adotivo de Deus Criador... Deve ser efetivo ao receber o sacramento da Eucaristia... Deve conhecer as Sagradas Escrituras como Palavras de Salvação que saem da boca de Deus... Deve confessar os seus pecados... Participar pelo menos das Missas dominicais... Ajudar a Igreja nos seus encargos das Pastorais, principalmente no “dízimo”... Deve procurar participar dos trabalhos de algumas das diversas “Pastorais” (familiar, da juventude, da comunicação, da saúde, política, Grupo dos Vicentinos, Obras de Maria), etc...onde possa ser útil e exercitá-los segundo seu “carisma”!

Mas, o forte apelo do mundo para as coisas efêmeras falam mais alto na saciedade jovem do consumismo, da sensualidade, das drogas, do modismo, das violências, enfim das diversas formas de confortos, que enganam as expectativas da juventude!

Outra razão disso é a grande ausência das oportunidades de trabalho remunerado aos jovens. Observa-se que a maioria não possui mão de obra, nem habilidades, as quais dificultam sua entrada no mercado de trabalho às quais os deixam dependentes do sustento financeiro dos pais! Junte-se a isso ainda, o desinteresse nos estudos e o afastamento da sala de aula. E, quando se fazem presentes adotam composturas e comportamentos “desviados” da plenitude do aluno, que deveria respeitar os professores, a escola, o patrimônio escolar, e, sobretudo a Instituição Escola!

A juventude de hoje, carrega os vícios da bebida, do fumo, da sensualidade, do roubo, da violência, do desrespeito, da vagabundagem, e do desinteresse as responsabilidade. Ela não quer assumir o que lhe compete dentro das demandas sociais!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 14/05/2022
Código do texto: T7516132
Classificação de conteúdo: seguro