Abolição da Escravatura no Brasil

Há exatos 134 anos, no dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, cuja finalidade era a Abolição da Escravatura no Brasil. Esta data, que também é o Dia de Nossa Senhora de Fátima, mas não é feriado, me faz lembrar minha passagem pela histórica cidade alagoana de Penedo, onde, por 8 anos, tive o privilégio de ter um colega de origem africana, muito simpático, todo sorridente, que, nesta data, lhe atribuía o próprio feriado. Chegava à repartição pública, assinava o ponto e, com aquele sorriso aberto, se despedia dos colegas, dizendo: "hoje eu não trabalho pra ninguém. Graças à Princesa Isabel eu sou um funcionário público federal."

E seu superior hierárquico, sem nenhuma objeção, retribuía também com um sorriso: "aproveite bem seu dia, que também é o de Nossa Senhora de Fátima." E como a cidade era e ainda é predominante católica, com muitas igrejas históricas, o funcionário dizia ir à missa rezar pela alma de sua admirável Princesa. E acrescentava: "a gratidão é o gesto mais sublime do ser humano"

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 13/05/2022
Reeditado em 13/05/2022
Código do texto: T7515530
Classificação de conteúdo: seguro