PRECONCEITOS RELIGIOSOS!...

PRECONCEITOS ESTADUNIDENSE

A história mostra durante o final do Século XIX, uma profunda penetração e crescimento das Igrejas Pentecostais Protestantes nos Estados Unidos. “Assembleia de Deus, Adventista do Sétimo Dia, Evangelho Quadrangular, Presbiteriana, Congregação Cristã do Brasil”, Batistas”, Metodistas, e Anglicanos”.

Foi na segunda metade do Século XIX que o fenômeno aflorou. O Batismo no Espírito Santo foi a mola propulsora do evento ocorrido em Jerusalém durante o período de Jesus “O PENTECOSTES”, após a sua ressurreição.

Essas Igrejas Protestantes emergentes chegaram ao Brasil e por aqui proliferaram até os dias de hoje, com a criação de outras de menor expressão cristã e de fidelidade!

Pastores e incentivadores da nova frente emergente do Protestantismo, contaram e fizeram uso de recursos financeiros para a sustentação das novas Igrejas. E essa prática contaminou a muitos, a ponto de se imiscuírem nos assuntos da política americana e depois brasileira.

Hoje, após o enraizamento da cultura protestante americana, os Estados Unidos assumiram certos ares de “preconceitos” contra as nações majoritariamente “católicas pelo mundo”, incluindo o Brasil que é a principal delas!

A nação americana incrementou a prática protestante ao dinheiro e às riquezas, que a mentalidade protestante criou, e gerou na sociedade americana a ponto de modelarem suas convicções democráticas e cristãs, segundo os preceitos e preconceitos protestantes, e aqui no Brasil, nas Igrejas Evangélicas, as quais mantém certos preconceitos anticatólicos, que, recrudescem as tentativas da Igreja Católica no seu ecumenismo, e nas relações cristãs com a parcela de evangélicos, que veladamente hostilizam alguns dogmas católicos como o culto à Nossa Senhora, (Virgem Maria) a adoração das imagens (Idolatria?), a Sagrada Eucaristia como o Corpo e o Sangue de Jesus Sacramentado, o Sacramento do Batismo, a infalibilidade do Papa, Pedro como o primeiro Papa e pedra angular da Igreja humana, a Bíblia utilizada pela Igreja Católica, (Que a compilou e escreveu), as procissões, o Sacramento da Confissão, e os pilares de sustentação da Igreja: As Sagradas Escrituras, (compiladas e reunidas pela própria Igreja Católica e utilizada pelos Evangélicos), O Santo Magistério (autoridade para ensinar e interpretar a Bíblia e as Santas Tradições).

Uma das razões e motivos da “empáfia americana” com relação aos demais países católicos e de terceiro mundo foi e é o estilo histórico e estilo que lá naquele país fora aceito, ordenado e abraçado após o Movimento da Reforma Protestante Alemã.

Hoje, a cultura americana está moldada, inclusive “politicamente e economicamente”, ao que herdou do Movimento Pentecostalista e Protestante, a partir no final do Século XIX procedente da Europa. A Igreja protestante, hoje aqui no Brasil, fecha-se em pequenas castas, inclusive entre elas mesmas, num velado “preconceito religioso na sua liturgia, intepretação bíblica, e conduta dos seus fiéis e pastores, principalmente contra os católicos”!

E esse “preconceito” deve-se às influências, que os Estados Unidos vêm gerando pelo mundo religioso, econômico e social.

O recrudescimento do fluxo imigratório após os anos de 1890 se tornou um fator a mais, para que os protestantes crescessem em número, principalmente aqueles de fé luterana, já que Martino Lutero o fundador e criador do Protestantismo o havia celebrado no ano de 1517 e o produto da Reforma se espalhava pelo mundo.

Diversos pastores e fiéis à nova Igreja Protestante que nascia, vieram dos Estados Unidos para o Brasil se efetivando por aqui com suas pregações e fundando suas Igrejas.

Com isso, observamos a ausência de uma “UNIDADE CRISTÔ das Igrejas Protestantes evangélicas, que, se agrupam ao redor de grande parcela de “pastores” e que se autorizam ao ensino e na interpretação das Sagradas Escrituras, tendo cada qual, o seu próprio ministério e magistério, como é o caso da Igreja Católica, cuja “liturgia” mantem-se todos os dias no mundo todo, durante as celebrações da Eucaristia (Missas)!

Jose Alfredo – jornalista católico

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/05/2022
Código do texto: T7514710
Classificação de conteúdo: seguro