AI DE NÓS!

Prof. Antônio de Oliveira

Nelson Rodrigues costumava acertar na mosca. No seu estilo. Que muitos apreciam. Como quando formulou: “Por detrás de todo paladino da moral, vive um canalha.” Acertar na mosca significa você acertar uma mosca, animalzinho volátil e irrequieto, tendo como alvo atingir o ponto exato, muito difícil, ou o mais próximo possível, levando em conta o nível dos competidores. Em inglês se diz “bulls eyes”, olhos de touro. De qualquer maneira, como se trata de expressão popular, tendo como imagem uma mosca voadora, vamos adiante. Paladino vem do latim. Sinônimo de paladim, campeão, herói, cavaleiro. Nome de Restaurante (Paladino).

Amoral, imoral, moral. Etimologicamente, de acordo com os costumes, contra os costumes, nem a favor nem contra: indiferente. Na prática, entendemos que talvez não haja ato moralmente indiferente. Se alguém se encaminha para matar um desafeto, o seu caminhar, de si indiferente, deve constar do processo o caminho, “iter criminis”. O moral ou a Moral? O moral, alto ou baixo, representa um estado de espírito. A Moral ou a Ética, uma disciplina curricular, constante dos princípios e procedimentos, normas de conduta.

Distinção entre Ética e Moral? Ética, mais no plano natural, da razão. Compreende as quatro virtudes cardeais: a sabedoria, a fortaleza, a temperança e a justiça, e suas respectivas infrações. O cristianismo acrescentou as três virtudes teologais, fé, esperança e caridade; à Lei de Talião, olho por olho, dente por dente: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos... “ Canalha, historicamente, pode ter a ver com cães, desocupados sentados nos canos das pontes de Roma Antiga. Enfim, malandros!...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 11/05/2022
Código do texto: T7514160
Classificação de conteúdo: seguro