SIM, SOU DE BARRA DO MENDES NO SERTÃO DA BAHIA

SIM, SOU DE BARRA DO MENDES-BA,

Um paraíso encravado na Chapada Diamantina.

..

Como ja dizia Edízio Mendonça, de saudosa memória:

Sim, pois não, sou de Barra do Mendes-BA.

.

Sou de uma Barra do Mendes com suas terras férteis, precisando de um amplo programa de extensão rural com vistas a modernização da agricultura em novo sistema produtivo.

Sou de uma Barra do Mendes de cachoeiras e rios encantadores. Sou grutas e cavernas que podem ser transformadas em uma grande fonte para maior geração de empregos, renda e ocupações.

Sou a Barra do Mendes não revelada, querendo revelar-se através do turismo, do folclore, das festas populares.

Sou de Barra do Mendes, terra de uma bonita história. Sou a poesia brotada do sentimentalismo de seus poetas fantásticos.

Sou a sua arte, suas crenças, seus cantores, compositores, seus escritores, cronistas e esportistas de renome nacional.

Sou a Barra do Mendes em seu novo despertar, com vontade de crescer, de progredir, vontade que se expande, alcança e empolga todas as almas sensíveis, ganhando a solidariedade de todos os corações nobres.

Sou da Barra do Mendes e da lendária Areia Encantada, sou o Cachoeirão do Bom Desejo, o encanto do Açude Landulfo Alves em tempos de fartura d´água.

Sou Caldeirão do Benedito, de uma belíssima queda d´água. Sou a beleza da Pedra da Canarina, da Cachoeira do Some Gato.

Sou a Serra da Santa Cruz, com seus 2,150 metros, a serra mais alta da Bahia, além de outras belezas naturais que tanto nos encantam e nos proporcionam momentos de grande prazer e satisfação.

Sim, sou de Barra do Mendes, a terra das fantásticas histórias das guerras dos Coronéis Militão Coelho, Clementino e Horácio de Matos.

Sou sim, sou da Barra do Mendes, este gigante poderoso que conhece sua própria força, confia na sua vitalidade, crê em Deus, crê no seu destino e na firme determinação dos seus filhos.

Sou a Barra do Mendes do orvalho imperceptível a principio, nos seus efeitos, mas que rega a terra no transcorrer da noite para fazer germinar a semente plantada em solo fértil.

Sou os seus vultos que, material ou culturalmente, dignificaram o passado, legando-nos um patrimônio que nos desvanece , nos conforta, incentiva. São nomes titulares, eternos presentes na consciência e na gratidão dos barramendenses, eles continuarão a viver, através da história, abençoando esta terra com o amor que a ela consagraram e fecundando-a com o exemplo edificante de suas benfazejas realizações.

Sou sim, com muito orgulho e privilégio da Barra do Mendes, sou também autor do seu progresso, no campo das mais diversas atividades , das mais variadas formas.

Sou a Barra do Mendes nascente das águas dos Rios Milagres e Marrão, que aumentam ao juntar-se a outras vindas do André e de outras serranias, no percurso do seu leito até transformarem no torrentoso caudal que é o Rio Vereda do Jacaré.

Sou de uma terra, de um grito engasgado na garganta de um povo sofrido, grito que passa e perpassa e se transforma no clamor de uma multidão, que não aceita humilhação nem medidas paliativas e demagógicas, mas que anseia por exposição de sua bela história e de sua cultura, com construção de mais barragens para perenização do Rio Vereda do Jacaré e implantação de projetos de irrigação a fim de acabar de uma vez por todas, com o vergonhoso êxodo rural.

Sou de uma Barra do Mendes encantadora, terra da amizade, de um povo gentil, pacífico e hospitaleiro, de um novo despertar, um novo amanhecer, triunfante e vitorioso, porque a fé é sua divisa, a vontade é a sua bandeira e o povo é o seu exército.

Barra do Mendes é um novo despertar, com as vistas voltadas para o turismo, é a vontade férrea de crescer, de progredir e de desenvolver-se.

Essa é a minha Barra do Mendes, com o seu empolgante Carnaval, e a sua fantástica Vaquejada, uma das maiores e mais organizadas do interior do Brasil. Sou da terra do Forró da Feira, do amigável e festivo Encontro da Geração 80.

Sou o Barra Trilha, sou a beleza da Festa da Cidade,comemorada em 14 de agosto. Sou a deslumbrante Festa de Nossa Senhora da Conceição – sua Padroeira, o belíssimo Concurso Miss Barra do Mendes e o agradável desfile para escolha da Rainha dos Vaqueiros.

Barra do Mendes, é á sua Juventude linda e estudiosa que pensa num futuro promissor e harmonioso, e á sua Velhice amiga e solidária.

Sou a chula serrana, os sambas rurais dos Ternos de Reis de Antari e Canarina. Sou a toada do bendito choroso e glorificante do Terno de Reis da Veneza/Catuaba, um dos ternos mais belos do interior do Brasil.

Enfim, apresento-me: Sou de Barra do Mendes, de um povo trabalhador, culto, amoroso, patriota, que pensa e luta por um futuro melhor pra nossa terra e pra nossa gente, contribuidores do progresso e do desenvolvimento.

E que Deus, nosso pai protetor, abençôe e proteja todos os moradores, de todas as cidades do Brasil, e que seus jardins tenham mais flores do que espinhos, mais paz do que guerra, mais amor do que ódio.

Eduardo Mendonça
Enviado por Eduardo Mendonça em 10/05/2022
Código do texto: T7513551
Classificação de conteúdo: seguro