PETROBRÁS ESTÁ IMPONDO UM “CALVÁRIO” AOS BRASILERIOS... 16h19min.

“Prometemos” dar um tempo de falar sobre política, tendo em vista que nossa pressão estava alta, agora, praticamente está normal, com os medicamentos prescritos, estamos nos “aventurando” a entrar nesta área novamente.

A Estatal foi criada por um decreto Lei 2004, em 3 de outubro de 1953, pelo saudoso presidente Dr. Getúlio Dorneles Vargas. Cabendo a ela o monopólio desta atividade de todos os setores. Petróleo Brasileiro S/A, é uma empresa de economia mista, há as ações pertencentes ao governo, em torno de 36%, no governo FHC, foram vendidas a acionistas americanos, de uma vez perto de 40% de suas ações, dai para frente ela ficou refém dos acionistas americanos, cuja quase totalidade é um fundo de pensão dos mesmos...

Dai para frente tem uma politica voltada a isto, “agradar” e priorizar estes acionistas, em detrimento dos interesses do povo brasileiro, em que não há nenhuma vantagem de se manter uma Estatal, que impede a livre concorrência.

Na última quinta-feira na habitual laje do Presidente Bolsonaro, ele fez um apelo dramático “Petrobrás: diante dos lucros escorchantes de 44bilhões de reais, por favor não subam os preços dos derivados, pois se isto acontecer vai “quebrar” o país, pois os brasileiros estão no “limite” ...

Parece que este apelo não sensibilizou os que estão no comando, pois o diesel subiu novamente quase 9%...

Hoje, o país é auto suficiente perto de 80% da demanda, visto que nos governos anteriores foram começadas três novas refinarias, vultosos valores foram gastos, mas nem uma delas foi concluída, com isto os derivados de petróleo fazem uma viajem para fora do país para se transformarem em diesel e gasolina.

Talvez se fossemos autossuficientes no refino, estas flutuações dos preços do barril do petróleo, atribuídos a pandemia e a inesperada guerra entre Rússia e Ucrânia, poderiam serem contemporizados.

Quem sabe não seria a hora de privatizá-la? Daí sim, poderia haver a livre concorrência, nesta mesma laje foi dito que as petroleiras, em face da crise mundial diminuíram seus lucros para perto de 15% quanto a “nossa” manteve os 30%. Não é hora de “refrear” um pouco a ganância dos lucros, que contempla tão somente os acionistas americano em detrimento do sacrifício do povo brasileiros? 17h16min.

Curitiba, 10 de maio de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autoes/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/05/2022
Código do texto: T7513357
Classificação de conteúdo: seguro